Minoxidil tópico: shedding e outras dúvidas frequentes - Fabiana Caraciolo

Minoxidil tópico: shedding e outras dúvidas frequentes

minoxidil tópico

 

O minoxidil  foi usado primeiramente, na década de 70, para tratar hipertensão arterial de difícil controle, pois é uma medicação que relaxa a parede das artérias, levando a uma dilatação (maior abertura) desses vasos, e, consequentemente, baixando assim a pressão.

Observou-se, porém, naquela época, que, em grande parte dos pacientes que tomavam esta medicação, havia um crescimento de pelos como efeito colateral. A partir daí, começou-se a estudar o minoxidil para ser aplicado diretamente no couro cabeludo porque, assim, ele poderia ajudar quem tinha uma calvície sem abaixar a pressão e evitando também outros efeitos colaterais que o paciente poderia ter com as altas doses por via oral, que na época eram utilizadas. E o uso tópico no couro cabeludo mostrou que tinha sim benefícios.

O minoxidil foi o primeiro (1988) e permanece como o único medicamente de uso tópico aprovado pelo FDA (órgão de regulação de medicamentos nos Estados Unidos) para tratamento de alopecia androgenética (calvície) em homens e mulheres.

Nós não tempos ainda nenhuma outra medicação para passar no couro cabeludo que tenha a mesma comprovação científica de benefício para calvície feminina e com o veículo que garanta sua entrada (permeabilidade) no couro cabeludo.

Para a calvície feminina, pode ser usado o minoxidil a 2%, 2 vezes ao dia ou o minoxidil a 5%, que só precisa ser utilizado 1 vez ao dia.

Nas embalagens do minoxidil a 5% ainda não aparece a indicação para uso por mulheres, mas o  minoxidil a 5% está liberado para mulheres desde 2014.

 

Como o minoxidil funciona?

Acredita-se que o minoxidil funcione por prolongar a fase de crescimento dos folículos. Então, a fase de crescimento que é encurtada pela calvície seria “consertada”.

Além disso, ele pode fazer com que alguns folículos que estão em um repouso prologado (há muito tempo sem conseguir produzir pelo) consigam reentrar na fase de produção de pelo.

Porém, o  mecanismo através do qual o minoxidil estimula o crescimento do cabelo ainda não é totalmente entendido. Até pouco tempo atrás, acreditava-se que seu  efeito seria apenas pela dilatação (maior abertura) dos vasos sanguíneos do couro cabeludo, levando à chegada de mais sangue, consequentemente, mais oxigênio e nutrientes aos folículos. Atualmente, acredita-se que ele estimule a liberação de fatores de crescimento promovendo a proliferação das células da papila dérmica dos folículos.

Há hipótese também de um possível efeito anti-inflamatório do minoxidil, que seria importante para reduzir a microinflamação ao redor da parte superior do folículo, já que hoje se sabe que esta microinflamação contribui também para a piora da calvície.

 

Quais os efeitos colaterais do minoxidil tópico?

Um deles é o aumento da espessura dos pelos em locais indesejados como a face. Isso ocorre, mais frequentemente, pela medicação escorrer para as áreas vizinhas ou se é aplicada muito perto da hora de dormir. Por isso recomenda-se aplicar o minoxidil cerca 2 horas antes de ir dormir, para não contaminar o travesseiro.

Os pelos, na verdade, já estavam lá, mas não eram percebidos por serem muito finos. Com o uso do minoxidil, os pelos ficaram mais grossos e longos, passando a serem percebidos. O minoxidil não cria um pelo onde não existia um.

 

Aumento da espessura dos pelos da testa pelo uso de minoxidil tópico

A quantidade de minoxidil aplicado no couro cabeludo que entra e vai para o sangue é mínima, porém, quando usado em doses maiores que as recomendadas pelo dermatologista, haverá uma maior absorção que pode levar a aumento de pelos inclusive em áreas distantes do couro cabeludo como braços e tronco. Por isso, nunca use o minoxidil em dose maior do que a recomendada pela (o) sua (seu) dermatologista. Inclusive, isto não aumentará o benefício para sua calvície.

O aumento da espessura dos pelos devido ao uso de minoxidil é mais frequente em mulheres e resolve-se em torno de 3 meses após a parada da medicação.

Palpitação e baixa da pressão com o uso do minoxidil tópico não costumam ocorrer.

 

Sensação de coceira, descamação, ressecamento dos fios com o uso do minoxidil, geralmente é devido à dermatite pelo propilenoglicol presente na fórmula de minoxidil em solução. Neste caso, o ideal seria investigar, através de um teste de contato, para saber se  a dermatite de contato é ao próprio minoxidil ou apenas ao propilenoglicol. E, se for ao propilenoglicol, existem a opção produtos à base de minoxidil sem ele (em espuma).

 

Minoxidil em espuma

 

O minoxidil sem propilenoglicol em espuma industrializado só é disponível nas farmácias fora do Brasil, mas pode ser importado. Além de ser uma opção para os alérgicos ao propilenoglicol, costuma agradar mais as pacientes que se queixam da cosmética do minoxidil solução.

O minoxidil é proibido na gravidez.

 

O temido shedding

Uma das formas pela qual o minoxidil age é estimulando os folículos a passarem mais rapidamente da fase de repouso para uma nova fase de crescimento, ou seja, ele antecipa a troca de fios que iriam cair um pouquinho mais pra frente.

Assim, ao invés de o folículo demorar 3 meses para liberar o fio, ele é liberado prematuramente, pelo estímulo do minoxidil.

Então, cerca de 2 a 6 semanas depois do início do minoxidil, vários folículos já liberam juntos seus fios, aumentando a quantidade de cabelos que trocam por dia.

Esse fenômeno é conhecido como efeito shedding e é uma fase bastante angustiante para os pacientes, pois dá a impressão de piora da sua condição capilar.

Entretanto, é muito importante esclarecer que:

– Nem todo mundo vai perceber o shedding;

– É um fenômeno temporário;

– É uma troca e não perda de cabelo.

 

A duração do shedding varia bastante de uma pessoa para outra, podendo chegar a cerca de 2 meses, contados a partir do início do aumento da troca de fios pelo minoxidil.

O cabelo cresce apenas cerca de 1 cm por mês, então, depois de passar pela fase de troca de cabelo no folículo, o fio novo demorará cerca de 2 anos para atingir a altura dos ombros.

 

Melhor aplicar com cabelo seco ou úmido? Precisa massagear?

Recomenda-se a aplicação do minoxidil no couro cabeludo seco. Os melhores estudos de avaliação do benefício de minoxidil para calvície foram feitos com o couro cabeludo dos participantes seco, por isso, esta recomendação.

Não é necessário esfregar o minoxidil após aplicar. Apenas espalhar massageando de leve com o dedo.

Depois de aplicado o minoxidil, os cabelos não devem ser lavados por no mínimo 4 horas.

 

Após quanto tempo pode-se começar a notar o resultado do tratamento com minoxidil e por quanto tempo deve ser usado?

A resposta ao tratamento com minoxidil costuma aparecer após 4 meses de tratamento, mas costumamos pedir para o paciente marcar uma consulta de reavaliação após  6 meses.

Uma vez confirmada a eficácia, o tratamento deve ser mantido indefinidamente, ou seja, até quando o paciente deseje manter o volume do cabelo.

Quando o tratamento com o minoxidil é interrompido, haverá uma queda de cabelo excessiva depois de cerca de 3 meses, pois os fios que estavam sendo mantidos em fase de crescimento pelo minoxidil passarão naturalmente para a fase de queda. Ou seja, não é que o minoxidil depois causará uma perda de cabelo. O que acontece é que, uma vez descontinuado o uso, ele para de agir, liberando o cabelo para a fase de queda.

Muitas vezes atendo pacientes que costumam usar  minoxidil por 2 ou 3 meses ao ano e param, e relatam que não viram resultado com o tratamento. Então é muito importante relembrar que:

  • É normal experimentar uma queda aumentada de cabelo depois de cerca de 2 a 8 semanas após o início de tratamento e que isto não é uma perda de cabelo, e sim uma troca por fios melhores. O minoxidil apenas está antecipando esta troca.

 

  • Uma resposta ao tratamento só deve ser avaliada após 6 meses, pois terá passado a fase de shedding e também o fio já terá alcançado um comprimento que o deixe mais visível.

 

  • O tratamento só funciona enquanto a medicação é usada. Parou de usar, cerca de 3 meses depois, o resultado alcançado começará a ser perdido. E, em torno de 6 meses depois da suspensão do uso, a calvície voltará ao estado anterior ao tratamento.

Então, quem usa por 2 ou 3 meses e para nem começou a experimentar o resultado do minoxidil, e além disso, 3 meses depois, verificará uma queda maior de cabelo e ficará assustado.

 

Qual o principal objetivo do tratamento com minoxidil na calvície?

Assim como as demais medicações usadas para combatê-la, seu principal objetivo é retardar a progressão da doença: o afinamento progressivo de cabelos e perda de folículos. Algumas vezes conseguimos “acordar” folículos que estavam em repouso prolongado e engrossar alguns fios afetados pela doença, mas isto nem sempre ocorre e depende do quanto a doença já miniaturizou a doença.

Nós dermatologistas costumamos dizer que “tempo é folículo” e, na alopecia androgenética, isto é verdadeiro, pois quanto mais cedo a doença é diagnosticada, melhor é a resposta ao tratamento. Já, em casos de doença de longa data, muitos folículos já foram substituídos por tecido fibroso, ou seja, naqueles locais, não nascerá mais pelo, independente do tratamento.

O minoxidil tópico funciona para todos com calvície?

As taxas de sucesso de tratamento com o minoxidil tópico pra calvície ainda estão muito abaixo do que gostaríamos: em torno de 40% das pessoas têm boa resposta. Lembrando que manter o volume atual de cabelo, ou seja, a calvície não progredir, já é uma boa resposta. Agora, a falta de resposta ao minoxidil pode ter várias causas, por exemplo:

  • Algumas pessoas têm uma baixa atividade da enzima necessária para transformar o minoxidil, no folículo piloso, na sua forma ativa: o sulfato de minoxidil. E, nós ainda não temos disponível no Brasil o teste para avaliar a atividade dessa enzima nas pessoas, antes de iniciar o tratamento. Este teste só em feito em pesquisas.

Recentemente (2018), foi publicado, inclusive, um trabalho interessante a respeito desta transformação necessária do minoxidil. E, este estudo mostrou que algumas pessoas após tomarem 14 dias de aspirina (AAS), mesmo em uma dose baixa (de 75 mg), tiveram uma redução da atividade  enzima que é importante para transformar o minoxidil na sua forma ativa. Ou seja, algumas pessoas que tomam aspirina cronicamente, para prevenção de infarto ou de AVC, por exemplo, podem não responder ao minoxidil tópico.

 

  • A resposta maior ou menor ao minoxidil ou mesmo se haverá alguma resposta depende também do grau da calvície do paciente. Se o paciente já apresenta miniaturização muito intensa dos folículos e muitos folículos já perdidos a resposta pode ser bem pequena ou nula.

E essas são apenas algumas possibilidades que a gente sabe até o momento quanto a resposta ao minoxidil tópico. Ainda há muito o que se entender sobre seu mecanismo de ação, medicações que podem afetar a sua eficácia… Muito ainda para ser descoberto.

 

 

Mesoterapia, Intradermoterapia e MMP com minoxidil

 

Atualmente, existe também a opção de entregar o minoxidil diretamente dentro do couro cabeludo, através da microinfusão de medicamentos na pele (MMP). Sabemos que grande parte do minoxidil aplicado sobre o couro cabeludo não é absorvida, por isso a MMP surgiu para garantir uma maior quantidade da medicação dentro do couro cabeludo, através do uso de agulhas bem finas. Saiba mais sobre a técnica de MMP e suas indicações clicando aqui.

Estas técnicas são tratamentos complementares, opcionais e nem todo mundo tem indicação de fazer uso delas.

 

Minoxidil oral em baixas doses

Mais recentemente, alguns trabalhos vêm apontando um benefício do uso de minoxidil por via oral em determinadas situações que devem ser bem avaliadas pelo dermatologista, já que o risco de efeitos colaterais é maior por essa via de administração da medicação. Para saber mais sobre minoxidil oral, clique aqui.

É importante saber que o minoxidil não deve ser utilizado sem orientação médica, pois, antes de qualquer tratamento, deve ser feito um diagnóstico da verdadeira causa da queda/perda de cabelo do paciente. Existem muitas causas de queda de cabelo cujo tratamento não é o minoxidil e que podem levar até à perda definitiva de cabelos.

 

Para agendamento de consulta, clique aqui.

Meu vídeo sobre o minoxidil tópico:

130 Comentários

  1. […] principal tratamento para a calvície em mulheres é o uso de minoxidil  no couro cabeludo. Ele é a única medicação de uso tópico que tem comprovada eficácia na […]

  2. […] Quer saber mais sobre minoxidil oral? Clique aqui. […]

  3. Wendy disse:

    Amei a revisão sobre o Minoxidi tópico ! Muito didáctica e completa

  4. Amanda disse:

    Estou usando o monoxidil tem 2 meses e estou querendo suspender o uso, pois minha cabeça coça bastante. A queda é excessiva e caem até meus Cilios. Sinceramente, não aguento mais essa coceira e já fiquei até sem dormir por causa dela. Quero tentar um tratamento natural, até porque, não fiz nenhum exame para saber se o meu é calvice mesmo. Minha queda começou, depois que minha filha nasceu, mas me disseram que é normal o cabelo cair quando amamentamos. Já se passaram 5 anos e somente agora, devido estresse do dia a dia, começou a cair mais.
    Nesses casos, como devo prosseguir?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Amanada, primeiro de tudo: você precisa ter um diagnóstico. Queda de cabelo não é diagnóstico; é um sintoma, como a febre. Então, você precisa passar em consulta com um dermatologista para fazer uma consulta bem completa com a dermatoscopia do couro cabeludo e outros exame,s se necessário. E, caso, para seu diagnóstico, seja indicado o uso do minoxidil, existem produtos com minoxidil sem a substância que costuma provocar coceira, existe também o minoxidil oral. Ou seja, há várias opções sem causar coceira. Mas tudo vai depender do diagnóstico.

  5. Aline disse:

    Olá
    meu cabelo é muito fino pouco e ralo.Estou fazendo o uso do minoxidil apenas para aumentar o volume e ,posso usa-lo apenas 3 vezes na semana?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      O minoxidil não engrossa um cabelo que sempre foi fino. Ele é indicado para quem tem uma doença que afina o cabelo.

  6. Kelly disse:

    Dra., faço uso de minoxidil oral, portanto há cresci de pelos por todos o corpo. A depilação a laser ajuda? Uma vez que o mino vai sempre estimular o folículo.
    Ou não? Já que na depilação a laser o folículo tende a ser “exterminado”. Obrigada.

  7. Carina disse:

    Boa tarde! Estou usando minoxidil faz 3 semanas, sinto muita coceira e descamação no couro cabelo? É normal? Posso continuar usando ou rego suspender?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Coceira e descamação que começa após o uso de minoxidil pode ter muitas causas: irritação ou alergia pelo propilenoglicol, piora de dermatite seboreica, alergia ao minoxidil, entre outras. Você precisa conversar com a sua dermatologista para tentar descobrir a causa para ver se o problema é só o tipo de fórmula do minoxidil ou não.

  8. Marcelo disse:

    Doutora, estou usando um Minoxidil manipulado em 8% , mas dudasterida 0,05 e outra coisa ai… fora a finasterida comprimido. Cresceu muito, fez ate nascer pelos onde nao deviam ( testa e do lado da sobrancelha e antebraço). Porem, quando estou passando agora nesses dias, estou notando que esta cainso alguns fios( ja tenho 5 meses de uso) . Seria possível o efeito colareral da shedding aparecem agora ?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      O chamado efeito “shedding” pelo minoxidil é um fenômeno de aumento de troca de cabelo que acontece em algumas pessoas geralmente nos primeiros 3 meses de tratamento.

  9. Dorisandra Sousa Vaz disse:

    Bom dia!!
    Estou usando o minoxidil a 20 dias, gostaria de parar mas tenho medo que caia muito cabelo e gostaria de saber se posso usar o Neoptide que é também indicado para alopécia.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Dorisandra. Não conheço este produto Neoptide.

      • Pedro chaves disse:

        Ola doutora eu usei minoxidil por tres meses mas parei por conta de efeitos colaterais minha cara estava ficando muito inchada e comecei a ter olheiras forte 4 meses apos parar continuo com a cara inchada apesar de um pouco menos e as olheoras melhoraram bastante, esse inchaço ira embora?

        • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

          Olá, Pedro! Para tentar predizer se o seu edema irá embora é necessário descobrir a causa.

        • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

          Olá, Pedro! Só o seu dermatologista poderá lhe ajudar neste caso, pois é necessário buscar a causa do edema. A partir deste diagnóstico, é que ele lhe orientará sobre a possível evolução do edema.

  10. Bom dia. Sou homem om calvície na coroa e já com entradas na frente. Passei a usar minoxidil 5% há um mês. Também estou tomando vitamina d3 e complexo b. Porém comecei a ter inchaço abaixo dos olhos e na junta de uma perna. Uso duas vezes ao dia. Será reações adversas do minoxidil?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Valdeir! É importante relatar essas queixas para a sua dermato para que ela possa investigar se é pelo minoxidil ou não.

  11. Débora Terron disse:

    Olá, tem alguma diferença usar o minoxidil a base de trichosol?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Débora! Eu raramente prescrevo minoxidil manipulado. Só faço isto para crianças, pois, nelas, utilizo concentrações menores que as do adulto, mas o veículo é com propilenoglicol. Não prescrevo em Trichosol.

      Quando o paciente tem alergia ou irritação pelo propilenoglicol, oriento sobre opções industrializadas importadas de minoxidil em outro veículo.

  12. F. Gonçalves disse:

    Olá, passei em uma dermatologista e ela me indicou o minoxidil manipulado e o pill food. Passei até o recipiente acabar. Vi resultados, mas parei por um mês e a dermatologista novamente me recomendou que eu passasse mais um vidro do minoxidil 5%. Passou um mês e os fios que tinham crescido com o minoxidil estão caindo , não estou entendendo, sendo que estou passando ele novamente e já caiu muito

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Francisco! Apenas a dermatologista que o examinou e está acompanhando você poderá ajudá-lo a saber porque isto está acontecendo.

  13. Caio Henrique disse:

    Boa tarde, sou homem e utilizava minoxidil na barba a cerca de um ano atras, usei por mais ou menos 3 meses e tive um bom resultado. Decidi voltar a usar esse ano e para a minha surpresa eu comecei a ter muita foliculite, decidi trocar para uma versão em espuma por que imaginei que poderia ser por conta do propilenenoglicol, entretanto a foliculite aparecia toda vez que eu fazia o uso do minoxidil. O que eu posso fazer e porque comecei a ter essa reação sendo que antes eu não tinha nada?

  14. Pedro M disse:

    Olá, após usar o minoxidil por meses e decidir interromper o tratamento, ao voltar para o “estado natural” os cabelos voltarão a afinar de forma mais veloz como um “efeito rebote”?

  15. noemi graciolli haiduk disse:

    se eu fizerr o uso oral do minoxidil eu corro risco de engravidar?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Noemi! O minoxidil oral não pode ser usado em mulher em idade fértil que não esteja fazendo uso de método anticoncepcional seguro. O minoxidil não baixa o efeito dos anticoncepcionais.

  16. Igor disse:

    Olá. Comecei a usar Minoxidil 5% hoje, tenho 18 anos e Minha linhagem familiar inteira ficou calva, meu pai também muito cedo. Então resolvi usar logo para prevenir porque meu cabelo já esta começando a criar entradas. Mas ainda estou com uma dúvida. Se eu usar isso por mais de 6 meses, ter bons resultados, não suspender antes da hora, etc. Ainda assim se eu parar de usar dps de ficar satisfeito, ainda terei chances de ficar calvo ou posso parar de usar isto para sempre?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Igor! Como você começou a notar o surgimento de entradas, recomendo que você agende, assim possível, uma consulta com dermatologista pois pode ser uma calvície ou outro tipo de alopecia, e o tratamento destas condições terá melhor resultado se realizados no início da doença.Minoxidil isolado não costuma deter a progressão da calvície masculina, então, este é mais um motivo para você não se automedicar e passar com dermatologista. Nenhuma medicação para alopecia tem efeito residual, ou seja, se o paciente decide suspender o tratamento, ele precisa arcar com a consequência de perder o resultado que conquistou.

  17. Rosiane da silva nogueira disse:

    Uso minoxidil à 3 meses. Tive resultados maravilhosos. Posso parar de usar agora? Já não aguento mais o preços abusivos.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Rosiane! Para saber se você pode parar o uso do minoxidil, você precisa conversar com a sua dermatologista sobre o seu diagnóstico, objetivo e planejamento do tratamento.

  18. Caren disse:

    Olá Dra, faço uso do minoxidil a mais de 6 meses, porém parei o método para engravidar, como interromper o uso do minoxidil sem que cabelo tenha queda excessiva ?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Carina! Infelizmente, não existe um método de desmame que garanta que não haverá aumento de troca de cabelo após parada do minoxidil. Os cabelos que os minoxidil estava segurando mais tempo em fase de crescimento seguirão para a fase de repouso e liberação.

  19. Igor disse:

    Olá Dra, tenho entradas no cabelo, mesmo depois da perda desse cabelo o minoxidil ainda faz efeito?

  20. Nesa disse:

    Parei de usar e começou a cair de novo, posso voltar a usar? Vai parar de cair ou passar pelo efeito shadding de novo?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá! Só posso tirar dúvidas gerais por aqui. Não posso opinar ou recomendar, dizer se alguém pode ou não usar ou voltar a usar qualquer medicação. O que recomendo é que passe em consulta com dermatologista para que seja realizado um diagnóstico, se você anda não tem um feito por um dermato, e a partir daí a dermatologista irá lhe dizer se deve ou não usar o minoxidil e como será o uso.

  21. Vinicius disse:

    Doutora, estou usando o minoxidil kirkland 5%, só que ele me deu fraqueza, dor de cabeça, tontura, e tenho a sensação de ver as coisas mais devagar, ouvi falar que isso pode acontecer em ocasiões raras , ai eu parei de usar. Isso vem ocorrendo faz duas para três semanas já, vc me indica que eu procure um medico, ou isso vai passar sozinho ?

  22. Luiz disse:

    Doutora, eu sei que não tem haver com vídeo, mas eu uso minoxidil tópico na barba faz 1 mês, porém meu cabelo da cabeça está caindo bastante, e me gerou muuuita duvida, pois nunca tinha ouvido falar em shedding hair em outro local do corpo a não ser no local que de aplicação… por favor me ajudaaa, to em desespero, pois não sei qual a causa do problema.

  23. Eliana Teresa Carrieri disse:

    Gostaria de saber se uma pessoa com 70 anos pode usar.

  24. Bruno disse:

    Olá Dr. minha esposa esta pensando em engravidar. gostaria de saber se há algum problema se EU HOMEM, usar o minoxidil.
    Obrigado.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Bruno! O uso de minoxidil pelo homem não é proibido em caso de tentativa de gravidez. Porém, desaconselho o uso de qualquer medicação, inclusive minoxidil sem indicação médica.

  25. Thiago Marins disse:

    Boa tarde doutora! Muito bom o artigo. Sou homem e sempre tive MT cabelo, mas somente hoje, após 5 anos de muita queda procurei uma dermato que diagnosticou minoxidil 5%. Sobre essa questão da substituição dos folículos para tecido fibroso, quanto tempo ocorre essa substituição? Acha que ainda vale eu continuar utilizando? Ainda tenho muito cabelo e dependendo de como cortam, nem aparecem “os clarões” na cabeça. E percebo que os cabelos que restaram no topo da cabeça afinaram muito. Qual a chance de engrossar em novamente? É boa?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Thiago! Para responder se você deve continuar usando a medicação e se a sua chance de engrossar os seus fios é boa, é necessária uma consulta com realização da tricoscopia.

  26. Taty disse:

    Dra, fui diagnosticada com Eflúvio Telogeno e a Dermato me prescreveu Minoxidil oral e espironolactona, acredita se que meu problema foi desencadeando pelo estresse que passei e estou passando. Se eu conseguir melhorar o estresse eu Voltarei a ter queda se eu parar o uso do minoxidil ?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá! A espironolactona não é um tratamento utilizada para eflúvio telógeno, então, recomendo que converse novamente com a sua dermatologista sobre qual é o seu diagnóstico: eflúvio telógeno agudo, eflúvio telógeno crônico ou alopecia androgenética ou outro? Não posso dar uma opinião ou orientação além desta pois para isso seria necessária uma consulta.

  27. Sheyla disse:

    Ola doutora, eu comecei usar o minoxidil a 1 semana após recomendação de uma dermatologista, mas estou receosa em continuar o tratamento porque vi os comentários que após parar os cabelos continuam a cair.. sera que caem excessivamente? E por quanto tempo caem?

    • Sheyla disse:

      E de salientar que eu não tenho cálvice, somente tenho uma queda excessiva

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Sheyla! O minoxidil é uma medicação para quem tem diagnóstico de doença crônica, ou seja, é para uso a longo prazo, pois, ao parra, cerca de 3 meses depois, costuma haver uma maior troca de cabelo e o seu problema capilar continuar liberado. Se está insegura quanto ao uso do minoxidil, volte a conversar com a sua dermatologista sobre a indicação dele ara seu caso, pergunte sobre o seu diagnóstico…

  28. Raquel disse:

    Olá, sou uma mulher de 19 anos e minha antiga dermatologista me diagnosticou com alopécia androgenética. Ela me passou suplementos e espironolactona para tomar e minoxidil a 5% para passar no couro cabeludo. Eu não pude mais passar com essa médica e, com 4 meses de tratamento, suspendi o uso da espironolactona porque notei o meu corpo reagindo de maneira negativa ao remédio, mesmo que a queda tenha diminuído durante esse período. Agora, após 10 meses de suplementação e aplicação de minoxidil, meu cabelo ainda cai muito e a quantidade de fios diminuiu visivelmente, mesmo que não haja falhas em meu couro cabeludo.
    Como eu deveria prosseguir?
    Muito obrigada.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Raquel! Os tratamentos de alopecia androgenética precisam de acompanhamento a cada cerca de 6 meses para avaliação de resultado, efeitos colaterais ou não. Nesta consulta de reavaliação, a dermatologista irá avaliar o que pode ter acontecido e lhe indicar novas alternativas de tratamento.

  29. Flávia disse:

    Tenho síndrome dos ovários policísticos. Estou usando Minoxidil na região da coroa há pouco mais de 1 mês. Estou com muita coceira na região. Posso continuar usando o minoxidil mesmo assim até acabar o frasco? Esta alergia fica só na coceira ou dá algo mais grave?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Flávia! Não posso dar esse tipo de orientação sem examiná-la. É importante relatar esse problema ao (à) dermatologista que lhe prescreveu o minoxidil é ele (ela) irá lhe dar a orientação adequada.

  30. Peterson disse:

    Doutoura o uso permanente do minoxidil é só em casos de calvície alopecea androgenetica ? O uso na barba e sobrancelhas apois atingir o objetivo pode suspender o uso sem perdas de todos os fios ? A dermatologista passou minoxidil junto com bimatoprosta pra mim usar nas sobrancelhas ela falou que apois parar e suspender não volta ao estado anterior mais queria saber da senhora se suspender o uso no caso da barba e sobrancelhas os pelos cai todos ?

  31. larissa disse:

    olá ,eu não tenho nenhum problema de queda de cabelo ou algo do tipo,sou mulher,e estou usando o minoxidil ,ja usei uma vez por um mês e parei,agr comprei mais 2 frascos,uso apenas na frente com o objetivo de ter o famoso baby hair,e ele ja ta bem cheinho,dps de eu usar os 2 fracos, no caso ,depois de 2 meses se eu parar de usar,cai o cabelo q nasceu?Sendo que nao tenho nenhum problema capilar?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Larissa! O minoxidil não deixa efeito residual. Uma vez que se interrompe o uso, os pelos que estavam sendo mantidos por ele em fase de crescimento, irão ser liberados para seguir para a fase de regressão e queda.

  32. Leonardo lemos disse:

    Boa noite. Estou usando o minoxidil tem uns dois meses e está nascendo muito cabelo na minha face, na testa principalmente, o que posso fazer para que isso não ocorra ? Já parei de usar . Tem alguma coisa que posso fazer para que esses pelos na face não cresça mais?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Converse com a sua dermatologista para ver se a dose que você está usando está adequada. Alguns casos de aumento de pelos em face com o uso de minoxidil tópico têm como causa o uso excessivo.

  33. Leonardo disse:

    Boa tarde Dra.
    Meu nome é Leonardo, estou usando o minoxidil 5% liquido durante a noite a um mês, eu e a minha esposa resolvemos ter um filho, tenho que parar com o tratamento?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Leonardo! O minoxidil não é proibido para o homem que está tentando engravidar a esposa, porém não recomendo fazer uso de minoxidil ou outros tratamentos sem acompanhamento médico.

  34. Felipe disse:

    Boa noite Dra, o minoxidil de uso tópico pode causar alguma coisa no coração? ou apenas o minoxidil oral?

  35. Felipe disse:

    Boa noite Dra. O minoxidil de uso tópico tem algum risco cardíaco? ou apenas o minoxidil oral?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Felipe! Depende da dose utilizada, se o paciente já tem um problema cardíaco ou não, por isso, mesmo em relação ao minoxidil tópico, não aconselhamos a automedicação. Recomendamos sempre passar em consulta médica para saber se você deve e pode usar determinada medicação.

  36. Thiago disse:

    Olá Dra. Faço uso de minoxidil e de fato, parou minha queda. No entanto, percebo que meus cabelos afinaram. O que seria isso?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      O minoxidil não causa afinamento dos fios. Você precisa passar com uma dermatologista para ela avaliar seu caso e indicar o tratamento adequado.

  37. edna disse:

    Gostatia de saber se tenho de lavar a cabeça todos os dias ou se posso continuar lavando de dois em dois dias conforme fazia antes de usar o minoxidil.

  38. Júlia disse:

    Doutora, isso significa que teria que usar o Minoxidil ”para sempre” para não cair os fios que ele fez nascer? Ou depois de 1 ano ou mais usando, pode parar tranquilo que não vai cair? Obrigada!

  39. Gabriella Oliveira de Godoi disse:

    Dra, estou usando minoxidil manipulado pela primeira vez, minha dermatologista passou porque tenho muita queda, mas não tenho calvície na família, e meus hormônios da tireoide estão um pouco altos e sou bem estressada. Se deve por isso a minha queda de cabelo? Sempre tive cabelo bem cheio, tenho notado bastante queda. Ela me receitou vitamina D, espironolactona e minoxidil. Confessor que estou com medo do minoxidil ter algum efeito como crescer cabelo onde não é pra crescer, ou meu cabelo cair muito mais. A dermatologista me pediu pra retornar com ela em 3 meses.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Gabriella! Não tenho como dizer a que se deve a sua queda, pois, para fazer o diagnóstico, eu preciso examiná-la. É importante então tirar todas as suas dúvidas ainda presentes com a dermatologista que a examinou.

  40. Alex disse:

    Estou iniciando o segundo mês.
    Realmente cai bastante cabelo.
    Mas isso é sinal que está funcionando.
    Estou ansioso pra ver alguma melhora em torno de 4 a 6 meses.
    Pelo menos se recuperar uma parte do que perdí já ficarei feliz.
    Se der resultado usarei sempre, pois se parar ,ocorre a queda dos fios, pois quem tem Alopécia Androgenética está biologicamente programado a perder os cabelos.

  41. Vania disse:

    Bom dia,
    Tenho 39 anos e fui diagnosticada com alopecia androgénica. A dermatologista prescreveu minoxidil e finasterida oral. Estou com receio de tomar a finasterida pelos efeitos secundários que têm sido relatados. Qual o seu feedback relativamente ao uso deste medicamento em mulheres? Obrigada

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Vânia! Até o momento, uso a Finasterida em alguns casos de calvície feminina sim, sempre pesando riscos e benefícios.

  42. Bianca Arnold disse:

    Olá doutora! Meu Dermato receitou minoxidil oral, tomar 1.25mg por 20 dias incialmente, acredito que para ver como seria a reação do meu corpo. Com 1 semana completa de uso já senti o efeito de queda. Aumentou bastante! Acredita que é possível ser devido ao minoxidil mesmo com tao pouco tempo de uso? Me desesperei e interrompi o medicamento.. Não sabia desse efeito. Apenas pesquisando encontrei e depois de já ter sentido o efeito.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Geralmente o shedding pelo minoxidil começa cerca de 2 semanas depois do início do tratamento, mas pode ocorrer um pouco antes.

  43. Carla disse:

    Olá Dra. Fabiana, parabéns pela publicação, ficou excelente. Eu faço uso do minoxidil já um ano tive ótimos resultados, porém faz umas 3 semanas que tive queda mesmo sem interomper o uso. A única mudança que fiz foi para de tomar a pílula anticoncepcional, isso poderia ser o motivo para a volta da perda de cabelo?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Carla! A parada de anticoncepcional pode ser causa de queda de cabelo, mas pra saber se realmente é só isso que está causando a queda, é importante que você passe em consulta novamente com sua dermatologista para fazer nova tricoscopia e também exames de sangue.

  44. Fabiana disse:

    Meu cabelo nao cresce mais do que o ombro. Ate a adolescencia crescia ate o meio das costas. Porem nao apresenta nenhuma queda. Como seria possivel ser genetico, se antes crescia muito mais longo. É indicado o minoxidil para crescimento ou somente queda?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Fabiana! Se o crescimento do seu cabelo mudou, é necessária uma consulta com uma dermatologista com tricoscopia. Será feito um diagnóstico, e, dependendo deste, o tratamento pode ser ou não com minoxidil.

  45. Mariq Gisele Tavares disse:

    Utilizei minoxidil por 4 meses, após o fim do tratamento meu cabelo começou a cair bastante novamente, essa queda seria natural após o tratamento? Quais medidas tomar?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Gisele! Você precisa retornar com a dermatologista que lhe prescreveu o minoxidil e verificar por quanto tempo precisaria usar. Geralmente o minoxidil é prescrito para condições capilares crônicas.

  46. Rose disse:

    Olá doutora estou amamentando há 11 meses , tenho queda excessiva dos cabelos, meu cabelos além de serem finos quando crescem até uma altura eles ficam ralos somente usando a tesoura para emparelhar. Tenho vontade de tomar minoxidil mas ao ler que após parar eu vou perder novamente o que foi conquistado estou com medo. O que devo fazer?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Rosângela! A primeira coisa a fazer é passar em consulta com dermatologista para saber o diagnóstico. A partir daí, será indicado o tratamento ideal que pode ser ou não o minoxidil e a (o) dermatologista vai dizer se a sua condição capilar é crônica ou não é se é necessário usar minoxidil continuamente.

  47. Leandra Buchalla disse:

    Uso minoxidil pant 5 ha 18 meses.
    Percebo a queda constante dos fios pequenos, em crescimento, e isso chateia demais, bom caem mais de 100 fios/dia e a impressão é que o minoxidil age, cresce sim mas nao mantem o fio e logo caem e demasiadamente.
    Isso é normal?
    Receio parar o uso, substituir o tratamento e cair todo o resto que nasceu.
    Qual sua sugestao?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Você precisa passar em consulta com dermatologista, na qual será feita uma avaliação completada do seu histórico de saúde e tricoscopia. Uma vez que seja feito o seu diagnóstico, o tratamento adequado será indicado.

  48. Olá doutora, minha queda de cabelo aconteceu por eu estar com vitamina D baixa, tomei vitaminas e a demartologista receitou o diminoxidil 5%, utilizei por 2 meses e percebi que nasceu muitos pelos no meu rosto, mãos e braços, parei de utilizar o remédio, e gostaria de saber se esses pelos indesejados irão cair ou terei que fazer depilação a laser? E se caírem os cabelos também vão cair?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Após a parada do minoxidil, o efeito dele cessará. Então, o resultado dele tanto nos fios de cabelo quanto nos pelos do corpo deixarão de existir após poucos meses.

  49. Luis disse:

    Doutora , estou com uma duvida. Estou fazendo o Uso do Minoxidil 5% e não quero dormir com o produto na cabeça e passar para o travesseiro e assim para o rosto, tenho medo que dê alguma alergia ou irritação, isso é possível? Qual intervalo para se aplicar as doses? tem que ser sempre no mesmo horario todos os dias? estou esperando cerca de 5 horas com o produto na cabeça para fazer a higienização(lavar o cabelo) isso diminui a eficacia ou não? obrigado !

  50. Arthur disse:

    Olá, Dra. Fabiana! Tive reação alérgica ao minoxidil em propilenoglicol da Foligain. Saberia me informar como encontro o minoxidil importado em Trichosol? Acho que a Foligain e o Kirkland não têm esse produto.

  51. Bóris disse:

    Bom dia Doutora. Uso Minoxidil 5%, manipulado, desde jun/2019. Vou fazer 39 anos em fevereiro e estou ficando calvo na parte de trás e as entradas aumentando. Nos últimos meses vinha usando dia sim e dia não e agora parei uns 10 dias e percebi que aumentou a calvície na parte de trás e um pouco na frente. Ela havia estabilizado quando comecei a usar o medicamento. Raspei o cabelo baixinho e voltei a usar uma vez por dia. Será que foi a redução do uso dele que proporcionou o aumento da calvície? Estou usando em toda parte de cima da cabeça. Outra dúvida, no meu caso terei que usar sempre para retardar a queda? Será que preciso usar algum outro medicamento junto? Faz tempo que uso o xampu de guanxuma. Abandonei os outros xampus e condicionadores.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá! O tratamento da calvície masculina geralmente não é feito apenas com minoxidil. Você precisa passar em consulta com dermatologista para avaliação e indicação do tratamento ideal para você.

  52. Alex disse:

    Olá meu cabelo já está caindo tem mais de 7 anos uso minoxidil 5% por 3 4 meses começa a nascer, fica loiro, mas depois de umas semanas caem tudo de novo, e uma alopecia que não consigo tratar, oque deve ser o problema ??

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Para descobrir a causa de uma queda de cabelo é necessária uma consulta com dermatologista, na qual será feita uma avaliação completada do seu histórico de saúde e tricoscopia.

  53. Ângela de Freitas Guimarāes disse:

    O ideal é aplicar o minoxidil e esperar secar antes de deitar?

  54. Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

    Olá, Karen! O minoxidil tópico não deve ser usado na gravidez então é recomendado suspendê-lo 1 mês antes de começar a tentar engravidar.

  55. Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

    Os estudos científicos viram benefício com o uso diário do minoxidil tópico então, usar em dias alternados pode ter pouco ou nenhum efeito.

  56. EDILANDIA disse:

    Ola,faço uso do minoxidil quase 1 ano,no segundo mês de uso tive ótimos resultados mas agora voltaram cair de novo,oque pode ser?Não fiz nada de diferente.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Edilândia! Para descobrir o que está acontecendo, você precisa voltar em consulta com a sua dermatologista para ela a examinar.

  57. Rosângela Gaia paixão disse:

    Só pode usar pant minoxidil quem tem calvície ? Ou pode ser usado pra queda de cabelo também

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      O minoxidil é indicado apenas para alguns condições capilares. Não é indicado para queda de cabelo em geral. É necessário passar em consulta com uma dermatologista para ter um diagnóstico e, dependendo do diagnóstico o tratamento pode incluir o minoxidil ou não.

  58. Ester disse:

    O uso do minoxidil tópico reduz a eficácia do anticoncepcional???

  59. Gabriel disse:

    Posso passar Minoxidil Kirkland nos cílios? Passei uma vez e meu olho ardeu

  60. Fabrício Carlos Pimentel Bastos disse:

    Acabei de ler o seu texto e uma frase sua me chamou a atenção: “existem muitas causas de queda de cabelo cujo tratamento não é o minoxidil é que podem levar até a perda definitiva de cabelos” Isso é possível?? o minoxidil pode causar a queda definitiva do cabelo???? eu já li vários artigos sobre o Minoxidil, já assisti vários videos de médicos e dermatologistas, eu nunca tinha lido ou ouvido falar nisso, que Minoxidil pode causar a queda definitiva do cabelo. Porque isso acontece?? Vou te explicar meu caso, meu nome é Fabrício e tenho 42 anos, sempre tive o cabelo ralo (desde que era adolescente) mas nunca fui careca, sempre tive uma testa grande e com as famosas “entradas”, eu reparei de uns meses pra cá que meu cabelo parece estar ficando mais ralo, a ponto de vc conseguir ver o fundo do meu couro cabeludo (antes isso não era possível). Eu tenho 2 irmãos carecas, um de 40 anos e o outro de 48 anos, ambos já estavam bastantes calvos com 30 e poucos anos, toda a família da minha mãe é careca, a família do meu pai não, a impressão que tenho é que meus irmão puxaram a família da minha mãe e eu puxei a família do meu pai. O que está me assustando é que meu cabelo começou a ficar muito ralo em muito pouco tempo e de uma forma muito acelerada, eu comecei a passar o Minoxidil Kirkland 5% (1mg de manha e 1mg a noite), essa não é a primeira vez que uso o Minoxidil, em 2017 eu passei ele no rosto durante 8 meses para nascer barba, eu nunca tive um pelo sequer no rosto e o Minoxidil me deu uma barba significativa (barba que uso até hj) por esse motivo eu comecei a passar no couro cabeludo, como ele funcionou pra barba eu acredito que irá funcionar para o cabelo, meu objetivo é “salvar” o cabelo ralo que ainda tenho antes de perder ele todo, inclusive, eu rapei a cabeça com maquina zero quando comecei o tratamento para o couro cabeludo absorver o produto o máximo possível. Porém, depois de ler a sua frase de que ele pode causar a queda definitiva do cabelo eu estou com medo de continuar passando.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá Fabrício! Algumas causas de queda cabelo, cujo tratamento não é o minoxidil, podem levar à perda definitiva de cabelos. Não é o minoxidil que pode levar à perda definitiva de cabelo.Por isso que coloquem o verbo no plural naquela frase, porque estava relacionado a certas causas de queda de cabelo que matam os folículos.

      • Fabrício Carlos Pimentel Bastos disse:

        Agora sim entendi, obrigado por me responder Dr. Fabiana.
        Como eu disse no meu comentário, eu estou passando a loção por conta própria, principalmente pelo fato de já ter usado antes pra fazer crescer barba e ter funcionado. Vc acredita que mesmo assim seria interessante eu ter marcado uma consulta antes de começar a passar no couro cabeludo?

        • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

          Sim, é importante passar em consulta com uma dermatologista para ver se o uso só do minoxidil é suficiente para o seu caso.

          • Fabrício Carlos Pimentel Bastos disse:

            Obrigado por me responder novamente Dra. Fabiana, uma ultima pergunta e eu te deixo em paz. Teria algum problema em manter o cabelo sempre rapado durante o tratamento com o Minoxidil?? ou eu tenho que deixar o cabelo crescer???

          • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

            Não tem problema manter o cabelo raspado, Fabrício.

  61. Isabela Reis disse:

    Olá, bom dia. Existe segurança do minoxidil tópico na gestação? Ou mesmo o tópico deve ser suspenso? Obrigada.

  62. Mariana disse:

    Boa tarde, o minoxidil injetável (intradermoterapia) também gera o efeito shedding?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!