Terapia Capilar trata queda de cabelo? - Fabiana Caraciolo

Terapia Capilar trata queda de cabelo?

Pente de Alta Frequência

Queda de cabelo, assim como a febre, é um sinal que o nosso corpo nos dá para dizer que algo não está bem. E, na maioria das vezes, a causa da queda de cabelo são problemas que ocorreram dentro do corpo e não no couro cabeludo.

Algumas das principais causas de queda de cabelo são anemia, problemas na tireoide, cirurgia, perda de peso, viroses como dengue e covid, parada de anticoncepcional, pós-parto… Então, passar argila, pente de vidro, ozônio ou até mesmo agulhas no couro cabeludo não ajudariam nestes casos.

O primeiro passo a se tomar diante de uma queda de cabelo é agendar uma consulta com uma dermatologista para investigar a causa da sua queda.

 

Argiloterapia

Argiloterapia

A aplicação de argila no couro cabeludo pode reduzir um pouco a oleosidade do couro cabeludo, mas não trata a caspa ou oleosidade a longo prazo.

É importante ressaltar também que a caspa (dermatite seborreica) apenas muito raramente e só se for muito intensa será a causa de uma queda de cabelo. Uma caspa pode até contribuir um pouquinho para a queda, mas bem pouco, e um shampoo anticaspa já é o tratamento suficiente.

Psoríase sim, quando muito intensa, pode causar queda de cabelo, e seu tratamento não é feito com argila, e sim com remédios de uso local ou oral.

argiloterapia então não trata queda de cabelo, nem psoríase e não é necessária para tratar caspa. A caspa é uma doença crônica e precisa ser tratada com shampoos específicos semanalmente.

 

Ozonioterapia

 

Ozonioterapia

 

Ozônio é um gás composto de 3 átomos de oxigênio (O3). Qual o benefício desse gás nos seus cabelos ou couro cabeludo segundo a ciência? Nenhum!

Porém, está na moda porque a fumacinha é bonitinha e dá uma ideia de que está sendo feito um super tratamento. Vale a pena para o paciente? Não!

 

Pente de alta frequência

 

Pente de Alta Frequência

O  pente de vidro ou de alta frequência  é definido na internet como “aparelho emissor de faiscas eletromagnéticas”. Porém, faíscas eletromagnéticas não tratam queda cabelo ou calvície.

Nos sites que promovem esta técnica, fala-se que este pente trata os problemas capilares por estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo. Mas, a circulação sanguínea do couro cabeludo já é riquíssima e muito eficaz.

Queda de cabelo não é causada por falta de sangue no couro cabeludo e fazer massagem ou passar pente de vidro ou escova “massageadora” não ajudam no tratamento de queda de cabelo.

Escova massageadora

E essas são apenas algumas das dezenas de promessas de tratamento sem remédios, sem efeitos colaterais…

Então, por mais que você seja bombardeado diariamente no Instagram e no Youtube, com posts e vídeos propagando estas técnicas, tente se blindar e seguir apenas o que o seu dermatologista orientar.

Se você gosta destas técnicas de terapia capilar porque é um momento seu de relaxamento, tudo bem, mas é importante lembrar que não são tratamentos de queda de cabelo, e agende uma consulta com uma dermatologista para descobrir a causa da sua queda. Tempo é cabelo!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!