Por que nem toda farmácia pode manipular o minoxidil oral? - Fabiana Caraciolo

Por que nem toda farmácia pode manipular o minoxidil oral?

 

O minoxidil é uma medicação que foi desenvolvida na década de 70 para baixar a pressão arterial, mas, para isso, as doses utilizadas são geralmente acima de 5 mg por dia.

Para os problemas capilares, nós costumamos usar doses menores, e a grande maioria dos pacientes não apresenta efeitos colaterais nestas doses consideradas baixas.

No Brasil, nós não temos mais disponível o minoxidil oral industrializado, então precisamos manipular. E, mesmo nos países que dispõem do minoxidil oral da Pfizer, ele geralmente está disponível em doses maiores do que as que utilizamos em mulheres. Ou seja, mesmo nestes países, muitas vezes o minoxidil para cabelo precisa ser manipulado.

Em 2022, um grupo de dermatologistas espanhóis publicou o relato de 12 mulheres que tiveram efeitos colaterais severos ao utilizarem cápsulas de minoxidil manipuladas com dosagem muito acima (10 vezes ou mais) do que tinha sido prescrita pelos dermatologistas.

 

Por isso é tão importante manipular o minoxidil em farmácias que possuem a licença especial para manipular substâncias de baixo índice terapêutico.

Substâncias de baixo índice terapêutico são aquelas cuja dose terapêutica é muito próxima da dose tóxica. Ou seja, se houver um erro durante a manipulação do minoxidil e a quantidade do remédio na cápsula for maior d que a prescrita pela dermato, o paciente pode ter efeitos colaterais como taquicardia, tontura, inchaço, etc.

Além do minoxidil, existem várias outras substâncias que se enquadram como baixo índice terapêutico:

O minoxidil precisa então ser manipulado com muita precisão, com matéria prima proveniente de um fornecedor bom e sem risco de contaminação cruzada com outras medicações que possam potencializar sua ação anti-hipertensiva.

No Brasil, poucas farmácias de manipulação preenchem atualmente os critérios de segurança exigidos pela Anvisa para manipular o minoxidil oral. Então, se a sua dermato lhe prescreveu minoxidil oral, peça o seu minoxidil em uma das farmácias indicadas por ela. E, caso alguma outra farmácia da sua cidade diga que também faz minoxidil oral, exija que lhe mostre a licença especial da Anvisa.

Para agendar a sua consulta, clique aqui.

Para mais informações sobre minoxidil oral, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!