Espironolactona no tratamento da calvície feminina - Fabiana Caraciolo

Espironolactona no tratamento da calvície feminina

A espironolactona é uma medicamento classificado como diurético porque age aumentando a eliminação de água e sódio na urina, e, por isso, pode ser utilizada para reduzir a pressão e para reduzir a retenção de líquido da insuficiência cardíaca, por exemplo.

Na Dermatologia, esta medicação é usada devido à sua ação antiandrogênica que ocorre da seguinte forma:

  • Compete com a DHT (dihidrotestosterona) pelo seu receptor (“encaixe”), ou seja, a DHT vai se ligar menos ao receptor
  • Diminui a produção de testosterona

A espironolactona, no geral, costuma ser a medicação antiandrogênica de escolha para calvície feminina pela maior experiência já com seu uso em mulheres para tratamento de acne, hirsutismo e síndrome dos ovários policísticos.

 

A espironolactona é uma medicação segura a longo prazo? Tem efeitos colaterais?

Sim, ela é considerada uma medicação segura a longa prazo para mulheres, porém pode levar ao surgimento de efeitos colaterais.

Alguns dos efeitos colaterais mais frequentes são: aumento da frequência urinária, dor de cabeça, náusea, dor no estômago e fadiga. Hipotensão também é um efeito colateral possível.

Também podem ocorrer efeitos colaterais decorrentes da ação antiandrogênica como diminuição da libido, aumento e dor nas mamas, irregularidade menstrual e malformação fetal.

 

Espironolactona e gravidez

A espironolactona não deve ser utilizada na gravidez. Para fazer uso desta medicação, a mulher em idade fértil precisa estar prevenindo a gravidez com um método anticoncepcional seguro.

Ao parar o uso do método anticoncepcional, já começa a haver o risco de engravidar e, portanto, a medicação já não pode mais ser usada.

Então, ao contrário do que muitos pensam, não se deve usar a espironolactona até saber que está grávida. Ela deve ser interrompida a partir do momento em que a mulher parou de evitar a gravidez.

Quem está tentando engravidar, para nós médicos, em relação ao uso de medicações, é como se já estivesse grávida. Os cuidados devem ser os mesmos.

Caso a mulher engravide tomando a espironolactona, um dos riscos é que, se o feto for do sexo masculino, ele pode nascer com a genitália feminina.

 

Espironolactona e potássio

Quando a espironolactona aumenta a eliminação de água e sódio pelos rins, ela retém mais potássio. Apesar disto, não há necessidade de dosar o potássio antes ou durante o tratamento com a espironolactona em mulheres jovens saudáveis.

Porém, durante o uso de espironolactona, deve-se evitar:

  • Bebidas chamadas isotônicas como Gatorade pois são ricas em potássio
  • Sal light pela adição de potássio
  • Excesso de consumo de alimentos ricos em potássio: abacate, banana, tomate, beterraba, espinafre, entre outras.

 

O uso da espironolactona em dose única diária ou fracionada em 2 doses (manhã e tarde) faz diferença para o tratamento?

Para o tratamento não faz diferença; o que importa é a dose total diária. Algumas vezes, o dermatologista pede para o paciente dividir em duas doses visando reduzir a chance de efeitos colaterais como aumento da frequência urinária, tontura por redução da pressão…

 

Contraindicações

Além da gravidez, existem outras diversas situações em que NÃO podemos indicar o uso de espironolactona como amamentação, problema nos rins, no fígado, pessoas que já usam medicações para pressão alta ou que fazem uso de outras medicações como lítio, digoxina, inibidores da ECA, etc.

Quem vai dizer se você DEVE e PODE fazer uso da espironolactona é o seu dermatologista! Ele irá avaliar primeiro se você tem realmente indicação de fazer uso dela para tratamento da sua calvície e irá pesar os riscos e benefícios do uso da medicação.

 

 

Espironolactona e câncer de mama

Existe a hipótese de que a espironolactona, uma vez aumentando os níveis de estrógeno, poderia aumentar o risco de desenvolvimento dos chamados cânceres estrógenos-dependentes: câncer de mama e câncer de ovário.

Em fevereiro de 2019, foi publicado um estudo na revista Breast Cancer Research and Treatment, no qual os autores avaliaram o efeito da espironolactona nos níveis de estrógenos, através da análise de 4 outros estudos prévios, e verificaram que, na maioria das mulheres, não havia alteração significante dos níveis de estrógeno.

Os autores também observaram que, em 3 estudos que envolveram, no total, a participação de 49.298 mulheres, não houve evidência de aumento de risco de câncer de mama.

Mas, os autores relembram que não há, até o momento, estudos controlados ou de longo prazo avaliando o risco de recorrência de câncer de mama em mulheres usando espironolactona.

Resumindo:

Até este momento, nenhum estudo mostrou o aumento deste risco de câncer de mama com o uso da espironolactona em mulheres em geral. Já, em mulheres com história pessoal ou familiar de câncer de mama, nós não sabem ainda se o uso desta medicação aumenta ou não o risco de câncer de mama.

 

Para saber sobre calvície feminina, clique aqui.

Para agendamento de consulta, clique aqui.

Para seguir o meu perfil no Instagram, clique aqui.

 

Meu vídeo sobre a espironolactona:

40 Comentários

  1. Marli disse:

    Bom dia
    Gostaria de saber quando começam a surtir efeitos do uso de espironolactona para calvice feminina. Estou com 53 anos, na menopausa e fiz laqueadura sem problemas para engravidar.

  2. Maria Alice disse:

    Bom dia Dra Fabiana!
    Estou tomando Espironolactona há 4 meses e obtive um resultado excelente! Muitos cabelos novos e correção das falhas,
    Porém preciso fazer o relaxamento dos fios, como faço 1 vez ao ano, e este produto é a base de amônia.
    Há alguma contra indicação na relação espironolactona X amônia?
    Obrigada!!!

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Maria Alice! O uso de espironolactona, por si só, não contraindica a realização de relaxamento do cabelo com tioglicolato de amônia.

  3. Grazielle Barbosa de Souza disse:

    Espironolactona pode ser usado em pacientes com Mioma?

  4. Bruna Silva disse:

    Bom dia tudo bem ?
    Ainda não tenho filhos e já fiz redução de mama pois tive um distúrbio hormonal na adolescência a duvida é …
    Minhas mamas podem aumentar novamente com o uso do medicamento ?
    Minhas fertilidade pode ser alterada?
    Se na gravidez o feto pode ter má formação pelo uso do medicamento ?

    Obrigada.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Bruna! A espironolactona não diminui fertilidade. Ela não pode ser usada por quem não está usando método anticoncepcional seguro, pois, se a mulher engravidar em uso da espironolactona, o feto pode ter malformação.

      Quanto às mamas, pode haver aumento das mamas pelo uso da espironolactona.

      O dermatologista, antes de prescrever a espironolactona, precisa conversar sobre tudo isso com a paciente.

  5. Záphia Calline da Silva Rocha disse:

    Olá Doutora ! Quem tem nódulo benigno no seio pode tomar a espironolactona ?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Záphia! Depende do tamanho do nódulo, história familiar… Nós dermatologistas costumamos pedir a liberação pelo ginecologista ou mastologista.

  6. Gisele disse:

    Boa Tarde Doutora! Fui diagnosticada a pouco alopecia androgenética, optei pelo uso do Diu de cobre há uns 3 anos para melhora da libido, foi onde começaram as quedas, vou fazer mais alguns exames, mas princípio meu tratamento seria com a espirinolactona, tenho medo que diminua à libido

  7. Mariana disse:

    Comecei o tratamento faz um mês junto com o anticoncepcional. Esse mês minha menstruação não desceu. Será que é efeito dos remédios ou algum outro problema ?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Mariana! É necessário que você passe em consulta com a sua ginecologista pois a irregularidade menstrual pode ser ou não pela espironolactona.

  8. Iolanda Cristina de Camargo disse:

    Boa noite dra, tenho edema no corpo todo e sem nenhuma causa aparente, todas minhas tias por parte de mãe tb , nos exames não dá nada que justifique esse edema. Tenho 50 anos e já a muito tempo sofro com esse edema no rosto, bracos, abdômen e pernas . Daí tomo lasix, mas o edema não tem fim … Passei a tomar Aldactone 100 mg , mas faço uso de potássio, tenho que parar pelo que entendi . O Aldactone pode resolver esse edema que muiti me incomoda?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Iolanda! Nós dermatologistas não costumamos prescrever espironolactona para tratar edema.Sugiro que você agende uma consulta com um bom clínico geral para investigar problemas na tireoide, rins, coração, entre outros.

  9. Cristina Cardoso disse:

    Olá tudo bem?
    Posso tomar a espironolactona com o medicamento escitalopram, pois li que esse medicamento não pode ser usado com medicamento para o coração?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Seu (sua) dermatologista irá solicitar exames e talvez também avaliação cardiológica para saber se você poderá usar as duas medicações juntas.

  10. Ana Lopes disse:

    Tomo remédio pra pressão…e devido a queda tomo minoxidil 2mg . Posso tomar também o espironolactona?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Ana! Para saber se você deve ou pode tomar estas medicações, você precisa passar em consulta com um dermatologista para que seja avaliada sua história de saúde pessoal e familiar e seja feito seu exame físico.

  11. Laura disse:

    Olá Dra. Fabiana, tudo bem? Tenho rins policísticos (doença familiar). Posso fazer uso da espironolactona?
    Obrigada

  12. Cristiane disse:

    Olá, a espironolactona previne a queda causada pela alopécia cicatricial fibrosante devido ao lúpus eritematoso sistêmico?

  13. Bianca Caroline de Souza disse:

    Olá Dra, estou tomando espironolactona para o tratamento de hisurtismo, porém estou com a seguinte dúvida, a espironolatona também é usada para o tratamento de calvicie, então existe a chance de ao invés de diminuir os meus pelos, acabar aumentando ainda mais ?

  14. Rita navega disse:

    Doutora estou com muita queda de cabelo, já não mestruo mais, tenho 52 anos e não faço reposição hormonal..posso fazer o uso de espironolactona? Obrigada

  15. Mayra Castro Vizentin disse:

    Tenho um mioma, intramural com componente subseroso, de 1,5 cm. Posso usar o espironactona?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Mayra! Para saber se você pode tomar a espironolactona ou não, sua ginecologista e sua dermatologista analisarão em conjunto seu caso. Nunca se automedique.

  16. Rosana disse:

    Estou tomando espironolactona a 1 mês e agora estou sentindo tonturas? É normal?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Rosana! Você precisa voltar em consulta com a dermatologista que prescreveu a espironolactona para relatar esse sintoma e ela investigará se é efeito colateral da espironolactona ou de algum outro problema. Se for pela espironolactona, ela poderá ajustar a dose ou mudar a medicação.

  17. Lilian do Nascimento Amorim disse:

    A espirinolactona ajuda na queda de alopecia fibrosante frontal? já estou com perdas na fronte cabelos ralos

  18. Joana Cruz disse:

    Boa tarde Dra Fabiana, não tenho problemas de coração, estou a tomar espironolactona para travar a miniaturização dos cabelos e gostaria de saber se posso tomar também L carnitina e gingko biloba ou se tem alguma contra indicação. Obrigada

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Desconheço interação entre espironolactona, carnitina e gingko biloba, mas é necessário que você converse com a dermatologista que lhe prescreveu a espironolactona para ver a opinião dela.

  19. Veny disse:

    Olá minha irmã teve menopausa precoce…hj está com 48 anos e o cabelo mto ralo e fino…tem queda que nunca para, sera que ela pode tomar ? Queria ajuda -la pois, sofre mto com o cabelo ,Ela usa calcio . E não faz reposição hormonal.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Depende dos exames e da história de saúde pessoal e familiar dela. A dermatologista deverá pesar riscos e benefícios para sua irmã.

  20. Jéssica disse:

    Olá
    Teria algum problema para a pessoa que tem HPV tomar o espironolactona?
    causa algum efeito ou algum maleficio?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Desconheço malefício em relação a HPV. Se a sua dermatologista lhe prescrever espironolactona, lembre-se de conversar a respeito com a sua ginecologista.

  21. ArteniziaNeves disse:

    Tenho síndrome dos ovários policisticos Tenho queda de cabelo acnes pele oleosa minha ginecologista passou espironolactona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!