Quando a queda de cabelo começará a melhorar? - Fabiana Caraciolo

Quando a queda de cabelo começará a melhorar?

A queda de cabelo aumentada gera bastante preocupação e o seu tratamento envolve muita ansiedade para ver uma resposta. Uma pergunta que costumo ouvir muito é: em quanto tempo a queda de cabelo irá melhorar?

A resposta é que depende da causa, mas, na maioria das vezes, são necessários pelo menos 3 meses para a queda melhorar. A maioria das pessoas, no entanto,  imagina que, em poucos dias, a queda poderia cessar.

Existem inúmeras causas de queda de cabelo, desde carências nutricionais, distúrbios hormonais, doenças sistêmicas, calvície, eflúvio telógeno crônico etc.

E uma vez que os cabelos entraram prematuramente na fase de queda, eles terão que atravessá-la para, em seguida, voltarem a crescer.

Só após cerca de 3 a 6 meses da correção da causa, é que a queda irá começar a melhorar. Alguns exemplos:

  • em torno de 3 a  6 meses após a normalização do estoque de ferro.
  • em torno de 3 a 6 meses após a normalização dos níveis de um hormônio.
  • em torno de 3 a 6 meses do início do tratamento de uma calvície.
  • em torno de 3 a 6 meses após o início do tratamento de um eflúvio telógeno crônico primário.

Portanto, por mais que desejemos, não é possível fazer que uma queda de cabelo como as citadas acima melhore em pouco tempo.

É muito importante saber disso, pois, muitos pacientes ficam bastante ansiosos por uma resposta rápida, alguns chegando a suspender o tratamento em pouco tempo por acharem que ainda não está funcionando, quando, na verdade, nem houve tempo para ele mostrar seu efeito.

Em relação ao minoxidil, isto ainda é mais intenso, uma vez que, além de ter que ser respeitado o tempo do ciclo natural dos cabelos, esta medicação ainda pode aumentar a queda no início do tratamento (shedding) para depois estabilizá-la.

Para recuperação de volume capilar, mais tempo ainda é necessário, já que o cabelo cresce apenas cerca de 1 cm por mês. Para recuperar o volume do rabo de cavalo, é necessário mais de 1 ano, pois, para o cabelo chegar na altura do ombro, são necessários 2 anos.

Diante desses fatores, na maioria das vezes, costumamos então orientar os pacientes para agendarem a primeira avaliação de resposta aos tratamentos para cerca de 6 meses do seu início, para dar tempo para os fios atravessarem a fase de queda e alcançarem um comprimento significante.

Para saber mais sobre causas de queda de cabelo, clique aqui.

Para saber mais sobre a fase de shedding do minoxidil, clique aqui.

Para saber mais sobre velocidade de crescimento do cabelo, clique aqui.

Para agendamento de consulta, clique aqui.

 

4 Comentários

  1. Camila disse:

    Tenho efluvio crônico, tive um shedding violento no início do minoxidil. Meu cabelo equilibrou , depois do shedding, por uns 5 meses e mesmo sem interromper o tratamento, estou com queda violenta de novo. O q está acontecendo? O q eu fiz de errado? Estou desesperada

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Para saber o que está acontecendo, você precisa voltar com a dermatologista que prescreveu o minoxidil para uma nova avaliação completa com anamnese, tricoscopia e exames de sangue.

  2. Bárbara disse:

    Olá Dr. Uma dúvida que não ficou claro mim é que a pessoa que precisa usar minoxidil terá que usar para sempre? Tanto no vídeo quanto nas respostas o que entendi é q quem faz uso do minoxidil não pode interromper pq a queda volta cerca de tres meses depois. Desde já agradeço pela atenção. Aguardo retorno.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Quando indicamos o minoxidil, geralmente é para doença crônica, ou seja, que não tem cura. Dessa forma, se a paciente decide parar a medicação, ela deixará de fazer efeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!