Quando a queda de cabelo começará a melhorar? - Fabiana Caraciolo

Quando a queda de cabelo começará a melhorar?

A queda de cabelo aumentada gera bastante preocupação e o seu tratamento envolve muita ansiedade para ver uma resposta. Uma pergunta que costumo ouvir muito é: em quanto tempo a queda de cabelo irá melhorar?

A resposta é que depende da causa, mas, na maioria das vezes, são necessários pelo menos 3 meses para a queda melhorar. A maioria das pessoas, no entanto,  imagina que, em poucos dias, a queda poderia cessar.

Existem inúmeras causas de queda de cabelo, desde carências nutricionais, distúrbios hormonais, doenças sistêmicas, calvície, etc. Nestes casos citados, por exemplo, a fase de crescimento dos cabelos é encurtada e o tratamento irá corrigir isto. Porém, uma vez que os cabelos entraram prematuramente na fase de queda, eles terão que atravessá-la para, em seguida, voltarem a crescer.

A fase de preparação para queda dos cabelos é chamada de fase telógena e dura cerca de 2 a 3 meses. Então, só após cerca de 3 meses da correção da causa, é que a queda irá começar a melhorar. Alguns exemplos:

  • em torno de 3 meses após a normalização do estoque de ferro
  • em torno de 3 meses após a normalização dos níveis de um hormônio
  • em torno de 3 meses do início do tratamento de uma calvície
  • em torno de 3 meses após o início do tratamento de um eflúvio telógeno crônico primário

Portanto, por mais que desejemos, não é possível fazer que uma queda de cabelo como as citadas acima melhore em pouco tempo.

É muito importante saber disso, pois, muitos pacientes ficam bastante ansiosos por uma resposta rápida, alguns chegando a suspender o tratamento em pouco tempo por acharem que ainda não está funcionando, quando, na verdade, nem houve tempo para ele mostrar seu efeito.

Em relação ao minoxidil, isto ainda é mais intenso, uma vez que, além de ter que ser respeitado o tempo do ciclo natural dos cabelos, esta medicação ainda pode aumentar a queda no início do tratamento (shedding) para depois estabilizá-la.

Diante desses fatores, na maioria das vezes, costumamos então orientar os pacientes para agendarem a primeira avaliação de resposta aos tratamentos para cerca de 6 meses do seu início, para dar tempo para os fios atravessarem a fase de queda e alcançarem um comprimento significante.

Para saber mais sobre causas de queda de cabelo, clique aqui.

Para saber mais sobre a fase de shedding do minoxidil, clique aqui.

Para saber mais sobre velocidade de crescimento do cabelo, clique aqui.

Para agendamento de consulta, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *