Biotina - Fabiana Caraciolo

Biotina

A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, é um dos suplementos mais comentados e utilizados na tentativa de acabar com queda de cabelo ou conseguir cabelos mais longos.

Mas, será que ela realmente consegue fazer estas coisas? Ou será que muitos estão perdendo tempo e dinheiro em utilizá-la para estes motivos?

Bem, como falei em artigo anterior sobre vitaminas, elas só devem ser tomadas (com poucas exceções) se estiverem em níveis baixos no organismo! Do contrário, além de não haver benefício, ainda poderão ocorrer problemas pelo excesso.

A quantidade de biotina que precisamos diariamente é encontrada em alimentos e parte também é produzida pelas bactérias que compõem a flora intestinal normal. Alguns alimentos ricos em biotina são: castanhas, legumes, arroz integral e gema de ovo.


Deficiência de biotina é frequente?

Não, pelo contrário: deficiência de biotina é rara! Alguns fatores que podem causar deficiência de biotina são:

  • medicações: ácido valproico, isotretinoína,
  • doenças que prejudiquem a absorção intestinal
  • alcoolismo
  • gravidez
  • uso prolongado de antibióticos –> devido ao comprometimento da flora intestinal
  • consumo alto de ovo cru

Existe também a deficiência genética de biotina mas é muito rara e se manifesta ainda no primeiro ano de vida.

 

A biotina pode diminuir ou parar uma queda de cabelo?

Não, não existem evidências científicas que indiquem que a biotina tenha relação com queda de cabelo. As causas mais frequentes de queda de cabelo, tanto em mulheres como em homens, são a calvície e o eflúvio e não são tratados com biotina. O tratamento de cada uma destas patologias é direcionada à sua causa.

 

A biotina pode acelerar o crescimento do cabelo?

Não. Num indivíduo saudável, nem a biotina nem nenhum outro suplemento é são capaz de fazer o cabelo crescer mais rápido. Possuem cabelos mais longos quem tem fase de crescimento e velocidade de crescimento maiores; e estes fatores são determinados geneticamente.

 

E, afinal, pra que serve a biotina em relação aos cabelos?

A biotina é importante para a formação da queratina, proteína que faz parte das estrutura dos cabelos e das unhas. Portanto, quando há uma carência de biotina, os cabelos e unhas tornam-se mais frágeis, quebradiços. Mas, repetindo: deficiência de biotina na população geral é raro!

 

Por que o dermatologista não costuma pedir dosagem de biotina no sangue?

Não costumamos solicitar este exame, primeiro, porque:

  • Deficiência desta vitamina é rara
  • Não há relação cientificamente comprovada entre biotina e queda de cabelo
  • Dosagem de biotina é mais complicada do que a de outras vitaminas

 

Se não trata queda de cabelo e nem acelera crescimento, por que a biotina ficou tão famosa?

Além do apelo de propaganda intenso, a biotina ficou famosa, como muitos outros suplementos como cistina, queratina, silício, etc, porque muitas causas de queda de cabelo como pós-parto, após uma virose, após um estresse forte, após uma cirurgia, melhoram por si só após cerca de 3 a 6 meses. Ou seja, muitas pessoas tomam o suplemento por este tempo e acham que foi o suplemento que tratou a queda. Mas, não foi: estas quedas de cabelo se resolvem sozinhas e os suplementos levam a fama.

Além disso, queda de cabelo é um problema que abala muito a autoestima, principalmente das mulheres. Então, na tentativa de achar uma solução o mais rápido possível, muitas pessoas se automedicam.

 

E quando a biotina realmente deveria ser usada?

A biotina pode ajudar em algumas situações de fragilidade das unhas (desde que não haja uma doença associada como micose, psoríase, etc), e poderia também aumentar a resistência dos cabelos à quebra.

 

Portanto, biotina não trata queda de cabelo. Queda de cabelo deve ser investigada e tratada de acordo com a causa e não às cegas com suplementos e shampoos.

Para saber mais sobre queda de cabelo, clique aqui.

 

Para agendar uma consulta, clique aqui. 

 

 

 

2 Comentários

  1. Tayane disse:

    Gostaria de saber se existe chances de haver queda de cabelo em excesso depois da suspensão da Biotina (apos ser tomada diariamente, por muitos meses seguidos). Se existe algo como o organismo se acostumar com a vitamina sendo ingerida todos os dias, e isso enfraquecer a produção da tal vitamina no organismo naturalmente, ou seria apenas um mito? Após tomar Biotina diariamente por três meses eu senti uma grande diferença no meu cabelo, porém, após algumas semanas sem ingerir, meu cabelo começou a cair e ficou com aspecto ressecado muito rápido. Tenho procurado isso em sites, mas não tenho encontrado uma resposta para essa minha dúvida. Obrigada!

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Tayane! Não há descrição na literatura de queda de cabelo causada pela suspensão do uso da biotina. O organismo não reduz a sua produção pelo fato de estarmos ou não fazendo uso dela. Você deve então passar em consulta com dermatologista para investigar outros fatores que possam estar causando a queda e o ressecamento do seu cabelo. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *