Shampoo para queda de cabelo funciona? - Fabiana Caraciolo

Shampoo para queda de cabelo funciona?

Shampoo para queda de cabelo funciona?

Shampoo para queda de cabelo funciona?

Shampoo para queda de cabelo… Nas prateleiras das farmácias, na internet e até em algumas clínicas que indicam seus próprios produtos, o apelo é muito grande para a compra dos chamados shampoos antiqueda. Mas será que eles realmente funcionam?

Os shampoos são muito importantes para saúde capilar já que são responsáveis pela limpeza do couro cabeludo e dos fios, porém, eles não conseguem tratar uma queda de cabelo. Vejamos por que:

Em primeiro lugar, existem diversos tipos de queda de cabelo, portanto, é fundamental investigar a causa antes de qualquer tratamento. Imaginem que uma pessoa esteja com queda aumentada devido a uma alteração da tiroide ou a uma deficiência de ferro ou de outro nutriente. O tratamento nestes casos deve ser feito por via oral (comprimidos, cápsulas) e não através de shampoo.

Outro tipo de causa muito frequente de aumento da queda de cabelo é a calvície ou alopecia androgenética. Além da queda acentuada, chama atenção que o cabelo que cai não volta a crescer adequadamente, e o couro cabeludo vai ficando cada vez mais visível. Ou seja, há uma perda de cabelo. A calvície acomete homens e mulheres e é tratada com ativos que não estão presentes em shampoos.

Então, mesmo os shampoos que se dizem antiqueda não contém as substâncias que nós dermatologistas utilizamos para tratar queda de cabelo e mesmo se as tivessem, o tempo de contato de um ativo presente num shampoo com o couro cabeludo é muito pequeno, não sendo suficiente para uma adequada absorção.

Então, shampoo para queda de cabelo não funciona, leva a um desperdício financeiro e ainda retarda muitas vezes a procura pelo correto diagnóstico da causa da queda.

Ao notar um aumento da queda de cabelo ou perceber que os cabelos estão afinando ou sumindo, marque o quanto antes uma consulta com um dermatologista. O tratamento precoce de algumas doenças do couro cabelo muitas vezes faz toda a diferença na sua evolução.

Para saber sobre os tipos de tratamento capilar disponíveis, clique aqui.

Caso tenha interesse em agendar uma consulta, entre em contato conosco clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *