Durante a dengue, o nosso corpo precisa batalhar para eliminar o vírus, e isto demanda bastante energia.
O corpo precisa então economizar a energia gasta por algum órgão não vital, para usá-la para enfrentar a infecção.
Como para manter cabelos em crescimento se gasta muito energia, o corpo manda o sinal para que vários fios passem para uma fase de repouso.
Depois de saírem da fase de crescimento, os fios de cabelo demoram cerca de 3 meses para caírem.
Este tempo de cerca de 3 meses que o folículo leva para soltar o fio é muito importante pois, durante este tempo, um novo fio é preparado para substituir o que vai cair. Dessa forma,. quando um fio cai, um substituto já toma o seu lugar e não ficamos carecas. Ficamos com vários cabelinhos bebês no local da queda de cabelo.
A queda de cabelo começa então cerca de 3 meses depois da dengue e costuma ser muito intensa, mas melhora sozinha em 3 a 6 meses.
Se o paciente não tem outros problemas de saúde geral ou capilar, não há necessidade de tratamento e não há como reduzir a queda com o uso de vitaminas ou shampoos ou mesmo com minoxidil.
Alguns pacientes, porém, já têm uma alopecia androgenética de base e não sabem. E, no momento que procuram o dermato devido à queda de cabelo, acabam descobrindo a sua alopecia e recebem a indicação de tratamento, pois, do contrário, não terão uma boa recuperação.