Proteção solar dos cabelos e couro cabeludo - Fabiana Caraciolo

Proteção solar dos cabelos e couro cabeludo

 

O uso de protetor solar na pele, felizmente, está cada dia mais presente na vida das pessoas, mesmo fora do verão. Já a proteção solar dos cabelos e couro cabeludo não é lembrada pela maioria. Este post te dará bons motivos para passar a proteger também os fios e o couro cabeludo do sol.

Sol e Cabelos

Cabelos descoloridos e secos após o verão?  Veja o porquê:

Os fios sofrem com a radiação ultravioleta. Ela degrada a melanina, deixando os cabelos mais claros, e degrada também aminoácidos que formam a estrutura proteica dos fios, deixando-os mais frágeis. Então, quem não deseja ficar com cabelos quebradiços e com a cor alterada, precisa protegê-los com leave-in com fator de proteção solar.

Sim , estes produtos existem, inclusive no Brasil. Eles fazem uma espécie de filme no fio, protegendo-os da radiação ultravioleta e assim as cutículas são menos abertas e a cor é menos alterada.  Quem tem cabelos curtinhos consegue proteger os fios usando chapéu ou boné.

Leave-in com proteção solar

Sol e Couro Cabeludo

Os cabelos são uma proteção natural ao sol que incide no nosso couro cabeludo. Sendo assim, pessoas que possuem um  menor volume capilar como crianças e pessoas com alopecia ficam muito mais susceptíveis aos danos solares.

Porém, por não ficar visível a nós mesmos, muita gente acaba esquecendo de proteger o couro cabeludo, principalmente na vida cotidiana.

O ideal é usar chapéus ou bonés e não viseiras para que o couro fique bem coberto.

 

O boné legendário, por exemplo, é uma excelente escolha para exposição prolongada ao sol, especialmente para homens e crianças,  pois protege também a nuca e as orelhas.

O couro cabeludo, assim como a pele, sofre com o tempo algumas consequências da exposição à radiação ultravioleta como melanoses actínicas, ceratoses actínicas (lesões pré-malignas) e até câncer de pele. Além disso, a radiação ultravioleta acelera a progressão da calvície (alopecia androgenética).


E é isso: proteção solar adequada deve incluir protetor solar na pele e leave-in com FPS nos fios , roupas, e chapéu ou bonés. ; )

Para agendamento de consulta, clique aqui. 

Para saber mais sobre queda de cabelo, clique aqui. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!