Cortar as pontas faz o cabelo crescer ou diminui a queda? - Fabiana Caraciolo

Cortar as pontas faz o cabelo crescer ou diminui a queda?

“Tem que cortar as pontas para o cabelo poder crescer”: quem nunca ouviu esta frase? Este, porém, é apenas um dos muitos mitos sobre os cabelos.

Como vimos no post anterior, o tamanho que o cabelo consegue alcançar e a velocidade de crescimento dos fios é determinada geneticamente. Vários distúrbios de saúde podem comprometer isso, e devem ser investigados, mas nenhum relacionado à ponta do cabelo.

Essa crença de que o cabelo precisa ser cortado para poder crescer parece ter tido origem no fato de  algumas plantas apresentarem uma substância nas pontas dos galhos que impede o crescimento de novos galhos.

Em nós humanos, não existe nenhuma substância na ponta dos fios que prejudique o crescimento do cabelo. Na verdade, a raiz do cabelo nem consegue saber o que está acontecendo nas pontas, uma vez que não existe qualquer comunicação entre elas.

Outro mito em relação ao corte de cabelo é em relação à queda. Frequentemente,  as pacientes dizem que chegaram a cortar os cabelos na tentativa de diminuir a queda, pois pensavam que o peso dos fios era a causa. Isto também não procede, e pode retardar a procura por um dermatologista para investigar a verdadeira causa da queda de cabelo.

Cortar os cabelos, portanto, não faz com que eles cresçam mais ou mais rápido e nem diminui a queda do cabelo.
Você pode então ficar tranquila quanto a isto e passar a cortar seus cabelos apenas quando desejar; seja para melhorar aparência dos fios, retirando as pontas duplas,  mudar o estilo, fazer um corte que dê uma aparência de cabelo volumoso, etc.
Para saber mais sobre queda de cabelo, clique aqui.
Para agendar uma consulta, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *