Queda de cabelo pós-parto - Fabiana Caraciolo

Queda de cabelo pós-parto

Queda de cabelo pós-parto é uma queixa de muitas mulheres.

Durante a gravidez, todo o corpo da mulher sofre grandes transformações, e os cabelos não fogem a esta regra.  

Normalmente, nós temos 85 a 90% dos folículos do nosso couro cabeludo em fase de crescimento (fase anágena).

 

 

Já na gravidez, a grande quantidade de hormônios coloca 99% dos nossos folículos nesta fase de crescimento e os mantém nessa fase por mais tempo. Dessa forma, menos cabelos irão cair durante a gestação. Por isso, geralmente, as mulheres percebem o cabelo mais volumoso e longo quando estão grávidas.

Após o parto, os níveis destes hormônios vão retornando ao normal e, consequentemente, os cabelos que estavam sendo mantidos na fase de crescimento vão seguir para as fases seguintes do ciclo: fase de regressão (catágena) e fase de preparação para a queda (telógena).
A fase telógena dura em torno de 3 meses, ou seja,a o folículo demora 3 meses para poder liberar o fio. Por isso, é em torno do terceiro mês após o parto que a mulher começa a perceber uma queda de cabelo acentuada. 

A este tipo de queda de cabelo chamamos de eflúvio telógeno pós-parto e é um processo natural, fisiológico, no qual há uma troca dos fios  de cabelo, que ocorre normalmente a cada 3 meses, mas que foi retardada devido à gravidez.

Ou seja, o organismo reteve mais cabelo na gestação, e, alguns meses após o parto, haverá uma liberação destes fios. Não é uma perda de cabelo; é uma troca. No momento em que o fio é liberado, já está sendo formado um novo fio naquele mesmo folículo. 

 

Cabelinho novo já começando a ser formado quando o antigo está sendo liberado

 

O eflúvio pós-parto, portanto, não é causado pela anestesia utilizada no parto ou pela amamentação. A mulher pode e deve amamentar o seu filho normalmente. E como é um processo fisiológico, não existe uma forma de preveni-lo.

Também não é necessário um tratamento específico pois a queda de cabelo volta ao seu normal após 3 a 6 meses.

Já nos casos em que a queda de cabelo pós-parto é muito intensa, ocasionando falhas no couro cabeludo, ou naqueles em que a queda não volta ao normal após 6 meses do seu início, é recomendada uma avaliação com um dermatologista para que sejam investigadas outras causas de queda de cabelo inclusive através de exames específicos. 

Para agendamento de consulta, clique aqui.

Para seguir as novidades de Tricologia no Instagram, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!