Queda de cabelo após covid - Fabiana Caraciolo

Queda de cabelo após covid

 

Quando o nosso organismo entende que precisa economizar energia para cuidar de algo mais importante como uma infecção, ele envia um sinal para que muitos folículos interrompam a produção de cabelo.

 

Na infecção pelo covid, vários motivos podem levar  nosso corpo a dar este sinal:

A própria batalha para eliminar o vírus;

Febre;

O estresse psicológico diante de uma infecção que tem causado tantas mortes;

Algumas medicações utilizadas durante a infecção, como a heparina que é utilizada em alguns casos para evitar trombose;

Alguns pacientes não conseguem se alimentar bem durante a infecção devido ao mal estar gerado por ela e evoluem com perda de peso.

Vários folículos vão então passar, prematuramente, para as fases de regressão e em seguida para fase de preparação para queda de cabelo. Esta fase é chamada de fase telógena, e nela , o consumo de energia é mínimo. E o aumento de troca de cabelo resultante deste mecanismo é chamado eflúvio telógeno agudo.

 

Na fase telógena, os folículos retêm os fios de cabelo por cerca de 2 a 4 meses antes de soltá-los, por isso, o aumento da queda de cabelo após covid é notado principalmente após 2 a 3 meses após a infecção pelo coronavírus.

 

Temos visto, porém, casos em que a queda tem iniciado com menos de 2 meses da infecção.

Além da queda de cabelo aumentada, algumas pacientes começam a notar uma menor quantidade de cabelo nas “entradas” porque já é a região de couro cabeludo com menos fios, então, com a troca maior de cabelo, é o local em que esses fios que caíram começam a fazer mais falta.

 

 

Quando o eflúvio é muito intenso, de forma que 50% dos fios ou mais estejam trocando, a paciente pode perceber uma diminuição de volume do cabelo.

E, se a paciente já tinha uma calvície, a área de calvície fica mais aparente quando acontece o eflúvio.

Nem todo mundo que tem covid terá eflúvio. Alguns estudos apontam que cerca de 22% das pessoas que tiveram covid apresentam queda de cabelo aumentada semanas depois.

Alguns fatores aumentam a chance de ele acontecer como maior gravidade da doença, febre, perda de peso e uso de heparina.

 

Existe tratamento para eflúvio após covid?

O eflúvio telógeno agudo é um processo temporário que geralmente dura de 3 a 6 meses e o tratamento é feito quando se identifica uma causa tratável.

Ou seja, o tratamento é para causa do eflúvio e não para o eflúvio agudo em si.

Se uma pessoa que está passando por eflúvio telógeno agudo agora decorrente de covid que ela teve há cerca de 2 meses atrás, o gatilho que causou a queda de cabelo foi há 2 meses e já cessou. Como eu vou tratar uma coisa que não existe mais, que foi a covid? Não tem como. A causa já foi resolvida, e agora o que devemos fazer é esperar o organismo se estabilizar, ter paciência que o eflúvio irá cessar em torno de 3 a 6 meses.

 

Adianta tomar uma “vitamina dita antiqueda” nestes casos? 

Não, porque a causa não foi falta de vitamina; foi uma virose ou cirurgia ou um estresse intenso, que já foi resolvido e não existe mais. Agora é dar tempo ao tempo e não desperdiçar o dinheiro com coisas desnecessárias.

 

Por que é importante agendar uma consulta com  dermatologista em  todo caso de queda de cabelo aumentada?

Além do covid, existem inúmeras outras causas de queda de cabelo, por isso, mesmo que você desconfie que sua queda é apenas por causa do covid de meses atrás, é importante passar em consulta com uma dermatologista para descartar outras causas que podem inclusive existir ao mesmo tempo que o eflúvio, com uma calvície, por exemplo.

Para agendamento de consulta, clique aqui.

Para seguir o meu perfil no Instagram, clique aqui.

Para assistir ao meu vídeo sobre queda de cabelo após covid no YouTube, clique aqui.

 

 

 

100 Comentários

  1. Luciana disse:

    Oi, boa noite! Eu tive COVID no final de novembro/2020 e meu cabelo começou a cair no final de fevereiro/2021. Nunca tive um queda tão intensa, fiquei assustada. Fiz exame de sangue mas está tudo bem, graças a Deus. Porém eu já tinha uma receita de minoxidil que uma dermatologista tinha me passado há um tempo porque meus fios na parte da franja já estavam afinando e eu estava enrolando para começar a tratar. Mas com essa queda toda eu resolvi comprar e estou usando desde o final de março. Porém a queda continua, não sei se está pior pelo efeito shedding, ou se ainda é o eflúvio. Só sei que é muito angustiante mesmo, estou com medo de ficar com o cabelo feio e o meu cabelo é uma das coisas que eu mais gosto em mim 🙁

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      É um importante passar em consulta com uma dermatologista para que você tenha um diagnóstico. Minoxidil não está indicado para eflúvio telógeno agudo.

      • Ana Paula Ribeiro disse:

        Tive covid no meio de maio pra junho e em de agosto pra cá tenho tido uma queda maior do q o normal de cabelo é normal,? Com o tempo para de cair ?

        • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

          Se for só eflúvio pós-covid, para sozinho sim, em 3 a 6 meses. Porém, algumas vezes, há outras doenças associadas como calvície feminina, por isso é tão importante marcar uma consulta com uma dermatologista e fazer a tricoscopia.

    • Angelita disse:

      Tive COVID em Dezembro, meu cabelo e fino sempre fraco mas de 3 meses pra cá está caindo muito e mais e a franja ….. caiu toda quase! Vou procurar um dermatologista outra vez

  2. Sonia Pedreira de Queiroz disse:

    A materia me ajudou bastante. Contraí covid em dezembro e agora tive grande queda de cabelo. Meu cabelo é branco e a cabeleiteira ficou com medo de pintar o que me deixa mais estressada. Aí pergunto: Posso pintar o cabelo? Que tipo de tintura?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Você pode voltar a pintar os cabelos com a tinta de costume se o seu couro cabeludo não estiver inflamado. Só pela queda de cabelo após covid em si, não haveria impedimento.

  3. Marcia disse:

    Posso tomar minoxidil oral, no começo do Covid? Para dar uma segurada na queda?

  4. Sara disse:

    Estou com queda de cabelo posso pintar?como tinta sem amônia

  5. Valeria Miranda soares disse:

    Dra fui diagnosticada com liquen plano oral e também alopecia frontal fibrosante já caiu sobrancelhas e o cabelo quase todo socorro.
    Já usei vitaminas minoxidil loções e nada para a queda.

  6. Ivete disse:

    Tive COVID no final de dezembro. Meu cabelo continua a cair desesperadamente. Já tomei 3 meses de um manipulado de biotina, vitamina A, nutricolin e outros, pois já tinha uma receita da dermatologista que me atendeu em outra ocasião quando tive também queda de cabelo. Agora, há um mês, por indicação de outro médico estou tomando Monessa, porém a queda continua… (uso shampoo anti queda também).
    Creio que perdi mais de 50% dos fios. Comparando àquelas árvores que perdem as folhas no outono… caindo lentamente… todos os dias… Muito triste.
    Minha esperança é que meu verão esteja próximo…
    Estou certa?

  7. Tive covid e estou com muita queda de cabelo ja passei no dermatologista e ela me passou vitamina .mais nao para de cair o que fazer .estou muito preocupada.me ajude por favor.

  8. Joseanne disse:

    Tive Covid em fevereiro deste ano, e cerca de mais o menos 15 dias após terminar o tratamento do Covid, começou uma queda muito grande de cabelo,
    Bem característico com o eflúvio.
    Porém, começou a aparecer umas bolinhas parecido com brotoejas no meu rosto, como se fosse uma”alergia”, mas não coça. Seria um sintoma pós Covid, também?

  9. Ana Lúcia disse:

    Meus cabelos estão caindo muito após 2 meses que contrai covid.
    Posso usar escova gradativa nesse período? Ou vai aumentar a queda?

  10. Márcia Penha disse:

    Boa noite. Tive Covid no começo de abril. Há duas semanas que percebi que meu cabelo tá caindo muito. Nunca tive problemas com queda de cabelo. Será que posso tingir o cabelo?

  11. Camila disse:

    Eu já usava minoxidil… tive covid há 1 mês e
    Estou com muita queda… devo então parar de usar o Minoxidil? Obrigada

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Camila! Você só deve parar se a sua dermatologista ou outro médico que lhe acompanhe orientar isso ou se tiver efeitos colaterais.

  12. Anyelle disse:

    Bom dia dra. Tive convide no final de março , e agora estou com muita queda. Gostaria de saber se tem algum problema fazer escova progressiva ou algo do tipo. Pois meu cabelo está embaraçando demais dando nós, o que piora mais a queda quando vou pentear. Eu sempre fiz progressiva.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Você precisa verificar no site da Anvisa se o produto está registrado e liberado como alisante no site da Anvisa.

  13. Thayna disse:

    Dra, estou com quebra após 3 meses da infecção do covid 19.
    Meu cabelo está caindo muito, mas ruiva de farmácia rsrs. E estou precisando pintar o cabelo, a senhora me aconselha a pintar? Pois muitas pessoas falaram pra não pintar agora
    Mas tem um porém, meu casamento está chegando, será na próxima semana. Não sei o que fazer

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Thayna, é raro tintura causar queda de cabelo. Recomendo que passe em consulta com uma dermatologista para saber se o que você tem é só eflúvio após covid. Se for só isso, não haveria contraindicação para pintar o cabelo.

      • Eveline disse:

        TENHO 52 ANOS E TIVE COVID EM JUNHO FIQUEI EM ESTADO GRAVE NA UTI. USO ALENIA E TOMEI 30 DIAS DE XARELTO. AGORA QUE FEZ 3 MESES DE SOFRIMENTO ESTOU COM QUEDA BRUSCA DE CABELO. POSSO TOMAR ESSE PANTOGAR? TENHO LUZES ESTOU COM UM PALMO DE RAIZ NÃO POSSO FAZER TÃO CEDO PELA QUEDA ESTOU DESESPERADA

        • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

          Olá, Eveline!

          A queda de cabelo do eflúvio após covid dura de 3 a 6 meses. Não existe medicação ou vitamina que acelere a melhora dele.

          O importante é excluir, com a dermatologista, que além este eflúvio, haja outras doenças de base, como calvície, anemia, problemas na tireoide, etc.

  14. Valdineia pereira da silva disse:

    Tive covid a três meses e tenho uma queda de cabelo mt grande perca de peso também não sinto gosto de mts coisas o que eu faço e meu estômago tá mt afetado

  15. Maria geralda perin disse:

    Tive covid em fevereiro e já estou com queda Acentuada de cabelos desde final de abril.

  16. Angela Gomes disse:

    Excelente artigo!

  17. Cheila disse:

    Estou perdendo muito cabelo porai ja fiz exames esta tudo normal nao tive covid mas estou com muita queda ja fui na dermatologista mas nao resolveu muito oque ache que devo fazer

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Para tratar a queda, é necessário fazer o diagnóstico. Veja se, na sua cidade ou próximo a ela, tem alguma dermato com mais experiência em Tricologia para marcar consulta.

  18. Julianna disse:

    Eu tive covid, procurei uma dermato justamente pela queda absurda de cabelo que estava tendo, a mesma me passou vários remédios, inclusive o minoxidil, um corticoide tópico e uma vitamina. Vi outros dermatos falando depois que não teria necessidade desses medicamentos que isso ia passar, ai fico revoltada com o gasto que tive e meu cabelo continua caindo.

  19. Adriana Zilda da Silva disse:

    Meu marido teve coivd a 2 meses agora o cabelo está caindo muito ele pode ficar careca ???

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Eflúvio telógeno agudo não deixa alguém careca. Outras doenças como calvície, líquen plano, etc, deixam, por isso é importante a consulta médica: para saber se o que está acontecendo é só eflúvio agudo após covid ou se tem mais alguma doença.

  20. Edna Gomes Santos. disse:

    As informações me ajudaram bastante.

  21. Izabela disse:

    Foi a melhor matéria que eu li sobre o assunto. Honesta e esclarecedora. Depois de todo o estresse do covid e principalmente o alto consumo de medicamentos, você me deu uma luz sobre o meu problema atual, estava chateada de ter que tomar mais medicamento por conta da queda. Obrigada.

  22. Luciano disse:

    Ola, Tive covid no começo de março/21 e após 3 meses dos sintomas veio a queda acentuada de cabelo, ciosa absurda que já estou praticamente careca na parte frontal. Procurei uma dermatologista e ela disse inicialmente que teria como causa a covid e que seria eflúvio, pediu vários exames e estou aguardando o resultados. É extremamente angustiante esta situação, passar pela doença e agora suas sequelas. Sorte a todos !!!

  23. Luciano disse:

    Ola, Tive covid no começo de março/21 e após 3 meses dos sintomas veio a queda acentuada de cabelo, ciosa absurda que já estou praticamente careca na parte frontal. Procurei uma dermatologista e ela disse inicialmente que teria como causa a covid e que seria eflúvio, pediu vários exames e estou aguardando o resultados. É extremamente angustiante esta situação, passar pela doença e agora suas sequelas. Sorte a todos !!!

  24. ROSELY JULIETA ORNELLAS AOAD disse:

    Tive covid final de fevereiro. Comecei com a queda de cabelo após 2 meses aproximadamente. Minha dermatologista passou monóxido. Pelo que entendi esse medicamento não é apropriado para tomar para essa queda após covid?

  25. Ana disse:

    Tive covid início de março e agora depos de 3 meses estou com queda de cabelo, não é a quebra e sim sai os fios inteiros do casco, principalmente quando passo o pente e quando lavo, dps ele da uma segurada de queda até lavar de novo.
    Preciso de medicação… Já quebrei vitamina e coloquei no condicionador pra v se não desfalca meu cabelo.

  26. Boa Noite, tive covid em fevereiro de 2021, e estou perdendo muito cabelo, cai muitos fios estou desesperada pq to perdendo muito cabelo, diminuiu 90% do meu cabelo pois já tenho pouco cabelo ele vai crescer novamente será?

  27. Elisa Andrade disse:

    Por favor! Tive COVID dia 22 Maio. Meu cabelo, já estava caindo antes, da Covid, porém agora esta mais fino, caindo do mesmo jeito. A pergunta é. Como saberei se meu couro cabeludo está inflamado? Preciso pintar meu cabelo. Agradeço desde já!

  28. Carolina Castro disse:

    Muito obrigada pelo esclarecimento! Tive covid em janeiro meu cabelo realmente começou a cair em abril. Exames todos ok nada de errado , então o jeito é ter paciência.

  29. Daniela Correia disse:

    Tive covid em março, e dois meses depois começou essa queda assustadora de cabelo! Já tenho alopecia androgênica, já fazia uso do Minoxidil. Lendo os comentários, percebo que não estou sozinha, que compartilhamos da mesma angústia… O difícil é esperar de 2 a 6 meses para isso melhorar… O artigo é muito didático, explicativo, agradeço a doutora!

  30. socorro disse:

    obrigada pela informação eu ja tou gastando muito com queda de cabelo e nada resolve , agora so esperar tudo se resolve importante que estou viva. obrigada mesmo.

  31. Elisete santos disse:

    Depois do covid uns 3 meses meu cabelo começou a despencar.estou comer o, as veses penso que seria melhor raspar tudo e dormir em paz.e angustiante

  32. Micheli disse:

    Ganhei bebê em fevereiro, peguei covid final de abril, estou apavorada a mais de um mês meu cabelo começou a cair muiiiito, comecei a tomar Pantogar, mas não estou vendo resultado.

  33. Micheli disse:

    Ganhei bebê em fevereiro e passei covid final de abril, a aproximadamente um mês e meio meu cabelo começou a cair muiiiito, comecei a tomar Pantogar a um mês, mas não vi resultado .

  34. DENISEBARBOZA disse:

    Ola tive covid é meu cabelo tá caindo mt como posso tratar essa queda em casa

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Primeiro você precisa passar em consulta com uma dematologista para saber o seu diagnóstico. Se houver necessidade de tratamento para o seu diagnóstico, a dermatologista fará a sua prescrição.

  35. Debora Cruz disse:

    Parabéns por esclarecer minhas dúvidas Dra., também tive covid em março e fiquei internada por 7 dias. Esse mês percebi essa queda intensa de cabelo, além de embaraçar demais e estar sem brilho, é realmente desesperador! Porém, me tranquilizei a ler seus esclarecimentos e entender que faz parte das sequelas e em breve volta ao normal, obrigada Dra. Fabiana, muita luz no seu caminho

  36. Fabíola disse:

    Exelente artigo!! Parabéns Dra.

  37. Julia disse:

    olá, peguei covid no começo de 2021, ainda estou com bastante queda mas já reduzida. Eu posso fazer progressiva no cabelo ou isso pode agravar a queda?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Júlia! Em primeiro lugar, é importante passar em consulta com uma dermatologista para ter um diagnóstico. Em relação a “progressivas”, você precisa verificar no site da Anvisa se o produto que deseja usar está registrado e liberado pela Anvisa como alisante.

  38. Hermínia disse:

    Muito esclarecedor esse artigo,fico até mais “tranquila”mas farei exames de sangue p verificar as taxas.Tive covid a 3 meses e meu cabelo tá caindo aos tufos.
    Obrigada Dra.

  39. Fernanda disse:

    Nossa que alívio ao ler esse artigo. Tive covid a três meses atrás e agora comecei a ter queda intensa. Tenho outros dois agravantes: anemia e hipotireoidismo e confesso q deixo de tomar o suplemento de ferro que me foi prescrito. Suspendi sem a orientação da minha médica o remédio(pietra ed) que comecei a tomar para amenizar os sintomas da endometriose profunda descoberta há exatos três meses tbem (coincidiu com o covid). Fiquei tão apavorada que parei com o remedio achando que ele estava me causando a queda.

  40. Me aliviou essa matéria. Tive covid em fevereiro. O agravamento da doença se deu em meados de março. Estou há mais de 40 dias com queda extrema de cabelos, com alguns “buracos” aparentes. Já cortei um pouco os cabelos, dá vontade de raspar. Seria uma opção pra melhorar mais rápido?

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Edenilza! Como comentei no artigo, é importante passar em consulta com um dermatologista para ter um diagnóstico. Em relação a cortes de cabelo, estes não modificam a evolução dos eflúvios ou alopecias.

  41. Parabéns doutora. Muito esclarecdora a matéria. Obrigada.

  42. Antonia disse:

    Ótimo artigo, parabéns doutora.

  43. Karina Fagá disse:

    Boa noite!
    Muito esclarecedor seu texto Dra.
    Terei que procurar um dermato para saber o real problema da queda dos cabelos.
    Tive covid há 3 meses e meio e meus cabelos estão caindo absurdamente há 1 mês! Fora que sinto correira no couro pós lavado, muito estranho isso.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Karina! Você precisa passar em consulta com uma dermatologista para ser realizado o exame do seu couro cabeludo com um aparelho chamado dermatoscópio, pois este exame é muito importante para o diagnóstico das doenças do couro cabeludo.

  44. Filomena Maria Guimarães disse:

    Artigo ótimo, nos deixa com bastante ânimo , agora é procurar tratar.
    Ainda bem que perdemos só uns fios de cabelo , e logo ficaremos bem.
    Parabéns pela matéria que me deixou mais tranquila.

  45. Eliza disse:

    Excelente artigo, tive Covid final de março/21, além do Covid muito estresse por minha mãe ter ficado internada é como única sequela foi a queda de cabelo, desesperadora, nunca tive problemas de queda antes, e ver meu cabelo caindo igual como vemos no tratamento de câncer fico arrasada, mas esse artigo me tranquilizou bastante.

  46. Tive covid e agora estou com uma super queda capilar. Além de ter perdido mais de 50% dos fios,sinto muito ardência e dor no couro cabeludo. Na maioria das vezes essa dor aparece após o banho. Não faço química no cabelo! Pelo que eu estou lendo, vejo que essa queda é uma sequela da covid. Doutora,me ajude o que eu faço? É muito angustiante essa queda,cabelos fracos e pra piorar toda a situação sinto muito dor,as vezes dá a sensação que meu cabelo estava preso com um rabo de cavalo bem apertado,que ao soltar fica incomodando. Meu couro cabeludo está inflamado? Me ajude!

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Roberta! Você precisa passar em consulta com uma dermatologista para ser realizado o exame do seu couro cabeludo com um aparelho chamado dermatoscópio, pois este exame é muito importante para o diagnóstico das doenças do couro cabeludo.

  47. Super esclarecedor! Vou procurar um dermatologista. Muito obrigada Doutora!

  48. Iasodara disse:

    Dra.tive covid duas vezes em outubro e agora em abril em final de junho minha queda de cabelo É grande fui na dermatologista fiz vários exames inclusive de doenças auto-imune deu tudo normal,estou com queda grande e estou com medo de ficar careca estou usando monóxido é neosil o que acha?

  49. Julia Victoria LEYVA ÁLVARES disse:

    Também tive Covid em abril, agora en julho comenzou a queda,e angustiante ver o cabelo caer cada dia, más agora vendo tantos comentários….estou más tranquila, dar graças a Deus q estamos vivas….e graças a Dra por a paciência com todos…….obrigada…

  50. Marilene disse:

    Parabéns pela matéria, mt esclarecedor e os comentário ajuda a ver com não estou sozinha.Tive covid em maio/2021 eu,meu marido e minhas filhas 6 e 2 anos, todos nós estamos agora com queda de cabelo a +- 1 mês, eu estou pior por ter cabelo comprido, sai os tufos , qdo lavo chego a chorar no banho de tanto cabelo q sai e não para é só passar a mão q vem os montes.
    Fico desesperada, esta todo embolado, tem dias que lavo q não consigo desfazer os nós, estou tomando vitamina ,mais rezando pra isso passar logo e mt preocupada em ficar com mt mais mt pouco cabelo.

  51. Liane disse:

    Eu estou há dias pesquisando sobre queda de cabelos, e, confesso, estou cansada demais. Já mandei fazer uma loção com minoxidil, jaborandi e finasterida, receitada pela médica q me tratou da Covid. Peguei na farmácia de manipulação hoje e TB o Addera cabelos e unhas, com Biotina e Zinco. Tive covid grave em junho, meus cabelos começaram a cair há cerca de duas semanas, e estão MT quebradiços, embaraçando muito e “despencando” da cabeça. Também sinto dores no couro cabeludo, como se tivesse batido a cabeça em algum lugar. Esta foi a melhor matéria q li sobre o assunto, sincera e esclarecedora. Apesar de saber q a queda pode ficar pior, sei q um dia vai passar. Estou até me sentindo melhor, com uma certa paz, apesar de ter acabado de cortar seis dedinhos do meu cabelo e pensado em raspar tudo. Sempre detestei cortar cabelo. Fico mal. Meu cabelo é o q mais gosto em mim. Obrigada a todas q deixaram seus comentários aqui, isso me ajudou mt, e a médica, q tão atenciosamente respondeu a maioria deles, informando e orientando. Deus abençoe a todas. Força, vamos vencer

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Liane, fico feliz que meu artigo possa ter te trazido alguma tranquilidade neste momento tão doloroso. O mais importante diante de uma queda destas é descartar outras doenças capilares associadas como calvície, por exemplo, e também descartar doenças internas e carências nutricionais através dos exames de sangue. O eflúvio agudo após covid, embora aterrorizante, é temporário.

  52. Maiara Bulgarão disse:

    Olá Doutora, tive Covid final de maio/21 ,passei com a Dermatologista ela indicou tratamento com Pantogar!
    Após 2 meses de uso ainda continua caindo meu cabelo 🙁

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      A queda de cabelo do eflúvio após covid dura de 3 a 6 meses. Não existe medicação ou vitamina que acelere a melhora dele.

      O importante é excluir, com a dermatologista, que além este eflúvio, haja outras doenças de base, como calvície, anemia, problemas na tireoide, etc.

  53. Suely Marcelino disse:

    Deus abençoe doutora, de tudo que pesquisei até aqui, essa foi a melhor explicação…
    Tive covid em junho, foram 9 dias internada tomando tanto medicamentos, mas louvo a Deus e aos médicos infermeiras que cuidaram de mim…
    Realmente não é fácil vc ver os seus cabelos caindo aos tufos, mas graças a esses esclarecimentos fico mais tranquila, pois eu tinha um logo cabelo que eu amava, fiquei muito triste, minha autoestima despencou, mas não estou sozinha nessa…
    Damos graças a Deus pelas nossas vidas, cabelos nascem e cresce de novo…
    O mais importante é a ( VIDA )…

  54. Guilherme Kursk disse:

    Tive covid bem leve em março e alguns meses atrás notei a falta de cabelo bem na frente, onde termina a testa, quando bate uma luz fica bem visível a falta de volume, às vezes tenho a impressão q meu cabelo recuou um pouco. É reversível isso? Estou tomando vitamina D que estava em déficit.

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Se for só eflúvio pós-covid, melhora sozinho sim, em 3 a 6 meses. Porém, algumas vezes, há outras doenças associadas como calvície masculina, por isso é tão importante marcar uma consulta com uma dermatologista e fazer a tricoscopia. Quanto mais cedo uma calvície é tratada, melhor o resultado.

  55. Valéria Odas disse:

    Alguém que já passou por esta fase de cair os cabelos após Covid que possa nos dar seu depoimento? Diga como ficou seu cabelo caiu todo ou ficou com falhas? Isso é desesperador e chega a abalar nossa alta estima de mulher. Por favor alguém poderia nos informar. E agradeço a Dra. Fabiana por seus esclarecimentos. Meninas vamos ter paciência e fé que tudo ficará bem . Só mais uma coisa EU tbm estou passando pelo mesmo problema e meu cabelo estava tão lindo antes do covid e agora já caiu uns 50%

    • Suely Marcelino disse:

      Oi Valéria,eu tbem passei por esse triste prosseso, mas quando li os depoimentos da dra. Fabiana,me tranquilizei, me acalmei e hoje graças a Deus, não cai mais
      Não foi fácil pq nesse prosseso eu que tinha um enorme cabelo, ver ele caindo de tufos cortei no ombro,e mesmo assim continuou a cair,ficou bem ralo com falhas
      Mas minha querida,passou o prosseso de queda e nasceram
      Agora tá crescendo novamente
      É só ter fé e paciência

    • Suely Marcelino disse:

      Oi Valéria,eu tbem passei por esse triste prosseso, mas quando li os depoimentos da dra. Fabiana,me tranquilizei, me acalmei e hoje graças a Deus, não cai mais
      Não foi fácil pq nesse prosseso eu que tinha um enorme cabelo, ver ele caindo de tufos cortei no ombro,e mesmo assim continuou a cair,ficou bem ralo com falhas
      Mas minha querida,passou o prosseso de queda e nasceram
      Agora tá crescendo novamente
      É só ter fé e paciência

  56. Viviane disse:

    Boa tarde!
    No início de junho tive Covid e em agosto/21 começou a cair, intensificando agora no início de setembro/21. Estou desesperada! Não estou conseguindo nem trabalhar direito, fico chorando o tempo todo. Quanto tempo mais ficarei com essa queda intensa? Meu Deus, estou em pânico!!! Fui numa dermatologista e tricologista, estou usando produtos anti quebra (pois meu cabelo ressecou muito), tomando minoxidil (para que os novos fios venham forte, sei que não resolve para parar a queda), Neosil Attachk comprimidos (tb para novos fios) e usando uma loção para dermatite no couro. Já li muita coisa sobre a queda… mas, DEPOIMENTOS SOBRE O FIM DA QUEDA, ainda não li nada a respeito. Alguém pode me dizer se já parou a queda e depois de quanto tempo? Agradeço desde já!

  57. Estou desesperada, sem saber o que fazer, tive Covid em Julho e meu cabelo está caindo absurdamente, estou muito triste, não tenho ânimo nem pra sair, me arrumar, eu sempre fui apegada a cabelão e o meu era bem cheio e cacheado, agora está ralo e fininho, tem cabelo por todo canto na casa, quando lavo cai muito e a parte da frente toda quebrada, o comprimento se partindo, já não sei mais o que fazer, mas vendo tantos comentários semelhantes estou começando a ter esperança de que vai passar, mas a paciência pela espera dos meses é o que não vou ter, estou com pouco dinheiro, não sei se marco a Dermatologista ou compro alguma vitamina.
    Doutora querida,me diga se tônico, shampoo, condicionador e essas vitaminas tem algum por cento de ajuda nesse terrível processo ):

    • Dra. Fabiana Caraciolo Tricologista disse:

      Olá, Taciana! Com certeza, você deve optar por marcar uma consulta com uma dermatologista e ela avaliará se o que você tem é só um eflúvio pós-COVID e também se você precisa realmente tomar vitaminas. Tomar vitaminas sem ter deficiência detectada em exame de sangue não agrega benefício ao cabelo. Tônicos, shampoos e condicionadores não tratam queda de cabelo.

  58. Renata disse:

    Boa noite minha filha de 14 anos pegou covid a 5/6meses é começou a queda de cabelo começou caindo o comprimento e depois do couro ela raspou pra ver se crescia e não caia mais, porém depois de uma semana que raspou já estava crescendo caiu um pouco no couro de novo! Já está tratando com dermato mais estamos aflito com essa situação.

  59. Suely Marcelino disse:

    Oi Valéria,eu tbem passei por esse triste prosseso, mas quando li os depoimentos da dra. Fabiana,me tranquilizei, me acalmei e hoje graças a Deus, não cai mais
    Não foi fácil pq nesse prosseso eu que tinha um enorme cabelo, ver ele caindo de tufos cortei no ombro,e mesmo assim continuou a cair,ficou bem ralo com falhas
    Mas minha querida,passou o prosseso de queda e nasceram
    Agora tá crescendo novamente
    É só ter fé e paciência

    • Karolaine disse:

      Oiie Suely eu tive covid em agosto, e hoje estou passando por essa provação fui ao Dermatologista e fui dignosticada com Eflúvio, meus cabelos então caindo muito principalmente quando lavo e penteio, fiquei tão desesperada, quando li seu comentario me tranquilizei, é apenas uma fase ruim. Graças a Deus que o seu passou, pq é muito ruim. Chorei desesperada, mas sigo confiando em Deus. Muito obrigada pelo seu comentário.

  60. Maria eugenia disse:

    Bom dia! Excelente matéria e vídeo. Explicação muito boa para leigos, esclarecedora. Trouxe tranquilidade e instruções para não gastarmos recursos em vão. Obrigada! Vai passar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!