Não se automedique! - Fabiana Caraciolo

Não se automedique!

Infelizmente, é muito frequente pacientes com queixa de queda de cabelo chegarem à consulta já em uso de minoxidil ou outros produtos por conta própria. E por que é tão ruim esta automedicação?

A automedicação, não só com o minoxidil, mas, de maneira geral, leva o paciente a retardar a busca ao médico para que seja feito o seu diagnóstico.

Não existe um produto que trate todas as causas de queda, afinamento ou perda de cabelo. Estas causas são inúmeras e necessitam de tratamento específico.

Em algumas destas doenças do couro cabeludo, inclusive, os folículos são destruídos, levando à alopecia irreversível no local.

Então, “tratar” às cegas, sem saber o que você tem, além de desperdício de dinheiro, pode levar a efeitos colaterais e à perda de folículos enquanto você não começa a tratar de verdade com orientação médica.

Uma queda de cabelo é um sinal que o seu corpo está dando de que algo está errado com ele. Pode ser causada inclusive por doenças sistêmicas como hipotireoidismo, sífilis, lupus, etc.

Então, minoxidil não trata queda de cabelo. Minoxidil trata algumas patologias que cursam com afinamento ou queda de cabelo.

Queda de cabelo é um sintoma, assim como a febre, tosse, dor, ou seja, precisa de investigação da causa para poder ser indicado um tratamento. E o profissional capacitado para isto é o médico dermatologista.

Para agendamento de consulta, clique aqui.

Para seguir o meu perfil no Instagram, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!