DIU Mirena causa queda de cabelo? - Fabiana Caraciolo

DIU Mirena causa queda de cabelo?

                                   Diu Mirena

O levonorgestrel é uma progesterona sintética muito usada para prevenir a gravidez.

 

Ele tem estrutura química parecida com a testosterona, podendo causar efeitos semelhantes aos do hormônio masculino.

 

 

Esse hormônio está presente no DIU Mirena e, em menor quantidade, no DIU Kyleena. E, mesmo a quantidade de hormônio absorvida pelo corpo sendo baixa, ela pode ser suficiente para causar alterações em mulheres mais sensíveis a hormônios masculinos.

Por isso, algumas mulheres que utilizam estes DIUs podem apresentar acne, queda de cabelo, aumento de pelos no rosto e piora da calvície feminina.

É muito importante então passar em consulta com uma dermatologista antes de colocar um DIU com levonorgestrel, principalmente se a mulher já apresenta um problema capilar ou se tem histórico familiar de calvície feminina ou masculina.

A calvície feminina é uma condição frequente, afetando cerca de 50% das mulheres ao longo da vida.

Ela provoca afinamento dos fios, deixando o couro cabeludo mais visível. Porém, muitas mulheres só percebem o problema quando ele já está avançado.

 

Na consulta dermatológica, nós realizamos um exame de imagem chamado Tricoscopia, que permite identificar a calvície mesmo em fases iniciais.

Se uma calvície é diagnosticada, dermatologista e ginecologista precisam avaliar riscos e benefícios do DIU com levonorgestrel naquela paciente.

Quando o Mirena, por exemplo, é necessário por motivos médicos como endometriose ou sangramentos intensos, o bem-estar da mulher é priorizado e são indicadas medicações pelo dermatologista para reduzir os efeitos negativos do Mirena sobre os cabelos.

Os DIUs Mirena e Kyleena não são os únicos anticoncepcionais que têm impacto sobre o cabelo. Por isso, uma avaliação dermatológica se faz muito importante, especialmente para quem já tem um problema capilar.

Compartilhe essas informações com as suas amigas!

Para agendamento de consulta, clique aqui.

Para seguir o meu perfil no Instagram, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!