
Após alguns meses de uso do Mounjaro (tirzepatida), é muito comum os pacientes apresentarem queda de cabelo intensa. Mas a queda não é provocada diretamente pelo remédio. A verdadeira vilã é a rápida perda de peso, que leva o corpo a entrar num estado de “emergência”.
Como o cabelo não é uma prioridade metabólica, o organismo tende a direcionar energia para as funções vitais, interrompendo temporariamente o crescimento de vários fios de cabelo. O resultado é muita queda de cabelo, entradas mais aparentes e redução do volume.


Quem tem apenas o eflúvio (queda) não fica careca, pois não é uma perda de cabelo; é uma troca de cabelo. Caiu um fio e volta outro no lugar com a mesma qualidade.

Já quem tem uma alopecia de base apresenta uma piora do seu problema.

Na verdade, o ideal seria o paciente ser avaliado por um (a) dermatologista, antes de começar a usar o Mounjaro, para ver se ele tem alguma forma de alopecia. Assim, ele poderia tratar a alopecia antes, minimizando os efeitos negativos da perda de peso sobre o cabelo.
A boa notícia é que a queda de cabelo após a perda de peso pelo Mounjaro é temporária e melhora sozinha alguns meses após seu peso estabilizar.
Não existe, porém, nenhuma forma de parar imediatamente e nem mesmo reduzir o tempo de queda de cabelo após a perda rápida de peso. Nem vitaminas, nem tônicos, nem minoxidil e nem mesmo procedimentos irão reduzir a queda antes do tempo que ela já ia melhorar sozinha.
Se algum médico, mesmo dermatologista, mesmo cheio de seguidores no Instagram, te oferecer procedimentos para “tratar queda de cabelo por Mounjaro”, fuja! Ele só está querendo o seu dinheiro.
Diante de uma queda de cabelo, seja após perda de peso, seja após cirurgia, pós-parto ou virose é importante sim passar com um (a) dermatologista, pois você pode ter uma alopecia de base que precisa ser tratada.

calvície feminina
Mas, se o dermato identificar que você tem apenas um eflúvio (queda) agudo, ele irá lhe orientar a ter calma que a queda irá passar e que você não precisa, para isto, gastar com vitaminas ou procedimentos que não vão encurtar em nada sua queda, nem vão fazer seu cabelo crescer mais rápido.
Compartilhe essas informações com as suas amigas!
Para agendamento de consulta, clique aqui.
Para seguir o meu perfil no Instagram, clique aqui.