Efeito Shedding do Minoxidil - Fabiana Caraciolo

Efeito Shedding do Minoxidil

 

O temido efeito shedding do minoxidil

Uma das formas pela qual o minoxidil age é estimulando os folículos a passarem mais rapidamente da fase de repouso para uma nova fase de crescimento, ou seja, ele antecipa a troca de fios que iriam cair um pouquinho mais pra frente.

Assim, ao invés de o folículo demorar 3 meses para liberar o fio, ele é liberado prematuramente, pelo estímulo do minoxidil.

Então, cerca de 2 a 6 semanas depois do início do minoxidil, vários folículos já liberam juntos seus fios, aumentando a quantidade de cabelos que trocam por dia.

Esse fenômeno é conhecido como efeito shedding e é uma fase bastante angustiante para os pacientes, pois dá a impressão de piora da sua condição capilar.

Entretanto, é muito importante esclarecer que:

– Nem todo mundo vai perceber o shedding –> cerca de 16% dos pacientes que usam o minoxidil tópico e 30% dos que usam minoxiidl oral costumam perceber o shedding.

– É um fenômeno temporário;

– É uma troca e não perda de cabelo.

A duração do shedding varia bastante de uma pessoa para outra, podendo chegar a cerca de 2 meses, contados a partir do início do aumento da queda de cabelo pelo minoxidil.

 

O aumento de queda temporária de cabelo no início do tratamento com minoxidil é, portanto, um fenômeno esperado, especialmente nos primeiros 3 meses do tratamento, e a persistência do uso do minoxidil costuma levar a melhorias significativas.

 

Após quanto tempo se começa notar o resultado do tratamento com minoxidil e por quanto tempo deve ser usado?

 

 

A resposta ao tratamento com minoxidil costuma aparecer após no mínimo 4 meses de tratamento, mas costumamos pedir para o paciente marcar uma consulta de acompanhamento após  6 meses.

Uma vez confirmada a eficácia, o tratamento deve ser mantido indefinidamente, ou seja, até quando o paciente deseje manter o volume do cabelo.

Quando o tratamento com o minoxidil é interrompido, haverá uma queda de cabelo excessiva depois de cerca de 3 meses, pois os fios que estavam sendo mantidos em fase de crescimento pelo minoxidil passarão naturalmente para a fase de queda. Ou seja, não é que o minoxidil depois causará uma perda de cabelo. O que acontece é que, uma vez descontinuado o uso, ele para de agir, liberando o cabelo para a fase de queda.

Muitas vezes atendo pacientes que costumam usar  minoxidil por 2 ou 3 meses ao ano e param, e relatam que não viram resultado com o tratamento. Então é muito importante relembrar que:

  • É normal experimentar uma queda aumentada de cabelo depois de cerca de 2 a 8 semanas após o início de tratamento e que isto não é uma perda de cabelo, e sim uma troca por fios melhores. O minoxidil apenas está antecipando esta troca.

Uma resposta ao tratamento só deve ser avaliada após 6 meses, pois terá passado a fase de shedding e também o fio já terá alcançado um comprimento que o deixe mais visível.

  • O tratamento só funciona enquanto a medicação é usada. Parou de usar, cerca de 3 meses depois, o resultado alcançado começará a ser perdido. E, em torno de 6 meses depois da suspensão do uso, a calvície voltará ao estado anterior ao tratamento.

Então, quem usa por 2 ou 3 meses e para nem começou a experimentar o resultado do minoxidil, e, além disso, 3 meses depois, verificará uma queda maior de cabelo e ficará assustado.

 

Para saber mais sobre calvície feminina, clique aqui.

Para agendamento de consulta, clique aqui.

Para seguir o meu perfil no Instagram, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!