Saw palmetto funciona para calvície? - Fabiana Caraciolo

Saw palmetto funciona para calvície?

O Saw palmetto , cujo nome científico é Serenoa repens, é uma pequena palmeira nativa da América do Norte. Os extratos de seus frutos têm sido estudados com a promessa de uma alternativa natural para tratamento do aumento benigno da próstata (hiperplasia prostática benigna) e até para calvície.

Não se sabe exatamente o mecanismo de ação da serenoa repens. Alguns autores sugerem que seus extratos inibam a enzima 5-alfa-redutase, responsável por transformar a testosterona em DHT, porém, até o momento, não se pode afirmar que sejam realmente superiores aos placebos no tratamento da hiperplasia prostática benigna.

Em relação ao uso do saw palmetto para tratamento da calvície, a quantidade de bons estudos é bem reduzida. Dentre eles, destaca-se o de Rossi e colaboradores publicado em 2012. Os autores acompanharam, durante dois anos, 100 homens com calvície e comparou o uso de  320 mg de saw palmetto ao uso de 1 mg finasterida. Ao final dos dois anos, observou-se que a finasterida teve benefício em 68%, enquanto que para o saw palmetto a taxa foi de 38%. Além disso, na maioria dos pacientes que fizeram uso do saw palmetto,  houve estabilização e não melhora da calvície. A finasteride mostrou-se útil para região frontal e coroa enquanto que o saw palmento ajudou mais na região da coroa.

Então, não temos ainda evidencia científica suficiente para indicar a utilização do saw palmetto para tratamento da calvície. E, é importante lembrar que, apesar de ser derivado de uma planta, ele pode causar efeitos colaterais como náusea, diarreia e fadiga, entre outros, e não pode ser usado na gravidez e amamentação.

Para saber mais sobre calvície, clique aqui.

Para agendamento de consulta, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *