Finasterida tópica para tratamento da calvície - Fabiana Caraciolo

Finasterida tópica para tratamento da calvície

Tratamento tópico para calvície

Tratamento tópico para calvície

A alopecia androgenética, também chamada de calvície, é a principal causa de perda de cabelos em homens e mulheres. Estima-se que, ao longo da vida, cerca de 80% dos homens e 50% das mulheres terão algum grau desta alopecia. Dessa forma, é constante a busca por terapias mais efetivas ou tão efetivas quanto as já existentes, porém com menos efeitos colaterais.

Pensando nisso, a via tópica para as medicações seria, hipoteticamente, a ideal por levar a menor quantidade da medicação para a corrente sanguínea.

Existem vários estudos que avaliaram o uso tópico da finasterida, porém, com pequeno número de pacientes, variação muito grande da concentração da medicação de um estudo para outro (0,005%, 0,1%, 0,25% até 1%), veículos distintos (solução, gel) e posologia (uma ou duas vezes ao dia).

Foi recentemente concluído um estudo randomizado, duplo cego e multicêntrico da empresa suíca Polichem, que avaliou a eficácia e segurança da finasterida a 0,25% (em solução, usada uma vez ao dia) e a comparou o placebo e com a finasterida oral de 1mg.  No estudo foram avaliados mais de 300 homens entre 18 e 40 anos de 2016 a 2018 na Bélgica, Alemanha, Hungria, Rússia e Espanha. Porém, os resultados deste estudo ainda não foram publicados em nenhuma revista científica ( NCT03004469).

Então, até o momento, não sabemos:

  1. Qual concentração ideal da finasterida tópica?
  2. Em qual veículo é melhor utilizá-la para ter uma boa penetração da medicação?
  3. É melhor usá-la uma ou duas vezes ao dia?

É importante salientar que, mesmo com o uso tópico da finasterida, não há garantia de não surgimento de efeitos colaterais, pois apesar de pequena, há absorção sistêmica da droga que leva à redução da DHT no sangue.  Sendo assim, quem tem contraindicação para finasterida oral também não deve utilizá-la pela via tópica.

Um outro detalhe em relação ao uso tópico da finasterida é o risco de uma mulher grávida ter contato com a medicação, ao passar a mão no cabelo do marido, e seu feto sofrer malformação.

Para finalizar, vale lembrar que, até o momento, a única medicação para calvície de uso tópico com veículos e concentrações padronizados e comprovadamente eficaz para calvície continua sendo o minoxidil.

Para saber mais sobre calvície, clique aqui.

Para agendamento de consulta, clique aqui.

Vídeo sobre a finasterida tópica:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *