

“Tem que cortar as pontas para o cabelo crescer.” Quem nunca ouviu essa frase? Essa crença atravessa gerações e provavelmente nasceu de uma observação do mundo das plantas.
As plantas possuem, nas pontas dos galhos, um hormônio chamado auxina, que inibe o crescimento de novos galhos. Por isso, a poda é importante: quando se corta a ponta dos galhos, a inibição da auxina é removida, novos galhos crescem e a planta fica mais cheia.
Mas cabelo não é planta!

estrutura da haste capilar
As pontas dos cabelos são formadas por células mortas, sem hormônios, sem atividade biológica e sem qualquer comunicação com a raiz. A raiz , que é a parte viva, localizada no couro cabeludo, nem sabe que você está cortando o cabelo.

Folículo piloso
O crescimento capilar ocorre na raiz, no folículo piloso, por meio da multiplicação de células vivas, processo este geneticamente programado e influenciado por fatores de saúde.
Alguns distúrbios de saúde, como deficiências nutricionais, alterações hormonais, medicamentos e condições como alopecia, podem afetar o crescimento e causar queda de cabelo, mas essas causas são independentes do corte das pontas.

Outro mito é que o corte de cabelo diminui a queda. Frequentemente, pacientes dizem que cortaram os cabelos na tentativa de reduzir a queda, pois acreditavam que o peso dos fios poderia causar queda. Isso não procede e pode atrasar a busca por um dermatologista para investigar a verdadeira causa da queda.

Aparar o cabelo regularmente ajuda a eliminar pontas duplas e ressecadas, deixando os fios com aspecto mais saudável e facilitando os cuidados diários.

Dependendo do corte, o cabelo pode parecer mais volumoso, mas essa é só uma ilusão visual, pois o número de fios e a velocidade do crescimento não mudam por causa do corte.
Você pode ficar tranquila e cortar seus cabelos apenas quando desejar, seja para melhorar a aparência dos fios, retirar pontas duplas, mudar o estilo ou fazer um corte que dê a impressão de volume.
5 Comentários
Meu cabelo tá caindo muito principalmente na hora do creme eu lavo com shampoo e depois eu passo o creme e o ralo fica todo entupido mas não escova também e no travesseiro
Meu cabelo tá caindo muito mais muito mesmo já tem mais de dois meses
Meu cabelo começou a cair muito , principalmente durante o banho e na aplicação do creme. Eu fui no médico e ele passou uma vitamina pra mim tomar , melhorou alguns meses e depois começou a cair de novo , eu voltei a comprar a vitamina mais não adiantou nada!
Meu cabelo tá caindo e a ponta fraca o que devo fazer
Você deve agendar uma consulta com um dermatologista, de preferência com algum que tenha experiência em doenças capilares.